sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vício é vício....não se enganem!!!

"Vício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito" ) é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. O termo também é utilizado de forma amena, muitas vezes deixando um índice de sua acepção completa. Por exemplo, viciado em chocolate."
Ontem foi um dia estranho....foi um dia em que tive que ver que o vício chega tão rápido ao nosso lar, que se mascara de inocente, se fantasia de brincadeira e quando a gente menos percebe, mostra a sua verdadeira face, nada amena, e sim, muito nociva!!! Todos vocês já sabem que Pandinha tem TDAH com comorbidade Sindrome de Asperger, pois bem, crianças com esse transtorno tem uma enorme facilidade em se viciar, o chamado HIPER FOCO,  seja na hora de ver TV, de ler repetidamente um livro, jogar horas playstation, e no futuro, o grande perigo, drogas e alcool. No caso do Pandinha, o vicio da vez atende pelo nome de Mundo Canibal, um site horrivel de pegadinhas, que ele se viciou. Claro que dou a mão a palmatória e assumo minha culpa ao deixá-lo dar umas gargalhadas com toda aquela palhaçada, mas não imaginei que o tiro saíria tão rápido pela culatra. Pandinha é o que eu costumo chamar de uma criança sem filtro, ele simplesmente absorve sem muito discernimento tudo o que vê pela frente, e eu, como adulta e responsável por ele, é que tenho que servir como esse filtro, proibindo-o de assistir coisas, que crianças da idade dele normalmente assistem, mas que ele não sabe como absorver todas as informações. Digo sempre prá ele que criança fala besteira sim, que arrota e solta pum, que come doce até ter dor de barriga, mas que tudo tem seu momento, sua hora e lugar. Ontem meu filho me pede ajuda (claro que após ter tomado uma baita bronca minha), para ajudá-lo a nunca mais ver esse site, chora e me pede uma fita de auto-ajuda (Ô menino dramático!!!)para que o ajude a repetir todos os dias que ele não deve ver o site, que ele é um menino legal e tem muitos outros atrativos do que falar tanta besteira junta. Foi um momento tão intenso para um menino tão novinho e para mim, como mãe, foi uma prévia prá mostrar que educar é muito mais complicado do que jamais supunha e que sempre, sempre uma boa conversa e muita atenção ao outro, é mais que fundamental!! Beijocas!!!

18 comentários:

  1. Acho que eu tenho isso com BBB. Não consigo pensar em outra coisa por 3 meses. Só penso em BBB, só gosto de BBB, só me interesso por BBB. Me solidarizo com Pandinha.

    Tente apresentá-lo ao Club Penguin Disney, pois ali eles aprendem brincando, calculos de moedinhas, jogos educativos etc

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Fer, ele adora tb o Club Penguin, joga muito, mas esse eu até fico bem feliz!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ro, pois ia sugerir exatamente o Club Penguin, minha afilhada è maluca e adora.
    bjs e bom sabado.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Club Penguin e Migoland. Eu me vicio toda "hora" por uma coisa diferente :x Ele é um menino esperto, ele sabe o que é legal e o que não é, a ponto de te pedir ajuda - mas isso é consequência da boa educação. Muito bonitinho, beijos!

    ResponderExcluir
  5. É difícil eu me viciar em algo, odeio jogos em gerais. É, nas séries de tv eu me vicio um pouco rs...Já thierry puxou o pai e é viciado num joguinho no pc, se deixar ele fica o dia todo, e as vezes confesso que por comodismo eu deixo ele lá rs, depois me culpo...
    Adorei o layout novo e o texto justificadinho, dá a impressão que vc tá escrevendo mais tranquila amiga rs, apesar de eu adorar a Rô agitada rs
    beijo querida, saudades, qualquer hora te ligo, acho que Tim continua sim rs

    ResponderExcluir
  6. RÔ, imagino... vc é uma maezona, e eu adoro seu olhar sobre esssas questoes, acho que aprendo muito...
    Olha, meu filhote tbm adora net, mas como aí em cima, ele tbm tá no Club Penguim...é bem legal, acho mais saudável, mas realmente, nao dá pra deixa-los o tempo todo por aqui!
    Ele que reclama de mim dizendo que eu sou viciada em net.... rs
    Mas, desejo cada vez mais força e amor a vc... apesar de achar que isso, vc tem de sobra!
    Bjs, querida.

    ResponderExcluir
  7. Caramba! tem mesmo que ficar em cima Rô. Já não é mole sem os potencializadores: toda criança tem uma queda por bobagem!
    Agora a fita de auto ajuda... foi demais!
    que fofo!
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Os meus filhos dizem que sou viciada, só pq deixo tudo logado, quase o dia todo, qdo estou em casa, mas tem um propósito, tira los de frente do PC e da TV, tem outras brincadeiras, que acabam passando despercebidas qdo viciamos em algo. Melhor sempre acompanhar e cortar excessos, sempre de maneira amiga e oferecendo opções. Eles ainda vão entender.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Roberta

    Não conhecia essa síndrome. Se educar já é difícil, imagino como é difícil em dose dupla.

    Bjoooooooooooo............

    ResponderExcluir
  10. Pandinha é uma figura, ele sabe articular seus medos, sentimentos de uma forma muito interessante, mas gente, é complicado a gente ter tanto controle sobre os nossos filhos, isso demanda tempo e paciencia, mas vale viu, no fim das contas vale o investimento!! Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Amiga,
    CALMA!!!!RELAXA!!! Pandinha só está crescendo...aqui em casa também passamos pela fase Mundo Canibal, e mesmo sem "filtro" nossos filhos conseguem discernir, cada um no seu tempo...os meninos antes de amadurecerem, tem essa fase muito babaca e que demora um pouquinho pra passar mas, passa. O importante é que têm mães antenadas e presentes, não tem nada que proibir, é pior e também ficar assistindo Discovery Kidas forever não dá, principalmente pros nossos que não tem filtro e a "faca sempre tem dois gumes", entendeu né???
    Adoro essas transformações todas por mais assustadoras que sejam, crescemos todos juntos.
    Beijos,
    Cris João.

    ResponderExcluir
  12. Rô,

    Meu namorado também adora esse site do Mundo Canibal, mas ele já é adulto. Eu não vejo muita graça nisso, sinceramente.

    Gosto de ler seus relatos, pois admiro sua postura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro,

    O Pandinha é um menino de muita sorte. Seus pais são atentos e o amam muito, e você em especial sendo TDAH, entende tão bem o pequeno...

    Grande beijo recheado de admiração,

    Cris*

    ResponderExcluir
  14. Tadinho Ro.... que menino bonzinho....
    Vai dar certo.... a mudança vem de dentro... e ele quer....

    beijinho

    ResponderExcluir
  15. Oi Roberta,
    Dei uma passadinha no seu blog e amei, mto lindo.
    Eu fiz um tb mais ou menos um a dois meses, de uma olhadinha.

    bjos Ju

    ResponderExcluir
  16. Beta, sabe uma coisa curiosa, as crianças estão crescendo e nascendo com vícios e manias adultas, já reparou?
    A questão do seu filho foi identificada, assim fica mais fácil para tratar.
    Meu sobrinho de três anos parece um adulto velho, cheio de nervosos, manias e nojos! Tão pequeno e a família toda já está no psicólogo por ele. O bichinho é tão esperto que zera qualquer jogo de vídeo-game, viciadão total. e olha que ele tem tres irmãos e muito espaço para brincar!
    É claro que agora ele nao pode mais chegar perto de jogos, por enquanto...

    bj

    ResponderExcluir
  17. Amiga, será o vício um problema só do TDHA? eu sou a pessoa mais pirada do mundo nisso, agora entendi melhor o lance do hiperfoco, mas eu me divirto tanto com minhas manias momentâneas que num consigo imaginar a vida sem elas... Agora estou colecionando imagens de santos... É uma delícia pesquisar a história de cada santo, ir atrás da imagem, garimpar alguma imagem com algo a mais, enfim, enche o dia de alegria e emoção.
    Beijocas da Rita!

    ResponderExcluir
  18. Puxa Rô, achei a atitude dele (apesar de dramática *rs) muito madura, o filho pedir ajuda assim, acho que é raro acontecer, ainda mais na idade que ele está. Espero que o Lorenzo, quando tiver maior, peça minha ajuda também.

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]