Bem, prá mim foi uma coisa meio que óbvia, pois quando voce diagnostica um filho, se sabe que as chances de um dos pais também ser portador, é bem grande e lá em casa fomos por eliminação, o Dr. Escova não é, sobrou prá quem?? Eu né rssss!! Mas não foi tão simples assim e infelizmente nem tão engraçado. Voce começa a fazer muitas pesquisas prá ajudar seu filho, aprender a entende-lo ( porque eu vou confessar sem medo, é as vezes muito cansativo e frustrante viu!) e aí vc vai lendo aquilo tudo e de repente começa a se espelhar em diversas situaçoes...comigo foi assim. Logo fui ao psiquiatra e ele não precisou de 10 minutos pra falar o que eu já sabia que ia escutar: vc é TDAH Roberta, sem dúvidas. Bom, aí vamos partir prá segunda fase, a psicanálise. Foi lá que puxei o fio da meada que me embaralhava a vida desde sempre, foi fundamental e acho que uma coisa ( o diagnostico) nao pode jamais vir sem a outra( terapia).
Vou passar um link que achei super hiper interessante, em que fala bem explicadinho alguns sintomas/consequencias do TDAH no adulto!! Vale o click!! AQUI passem lá e se interem, mas vou deixar algumas impressões pessoais do que eu acho que foi prejuízo na minha vida ( digo prejuízo por ter sido diagnosticada tardiamente e ter matado um leão por dia prá chegar onde cheguei e ainda nao achar que cheguei onde queria).
- DIFICULDADE EM FAZER TAREFAS BÁSICAS, COMO TERMINAR UM LIVRO, ASSISTIR UM FILME SEM FICAR AGONIADA, TERMINAR UM TRABALHO MANUAL QUALQUER....
-UMA TREMENDA FALTA DE PACIENCIA EM ESPERAR A VEZ EM QUALQUER SITUAÇAO, DÁ ATÉ VONTADE DE CHORAR, POIS É ALGO INSUPORTÁVEL!!
- FALAR PELOS COTOVELOS, MESMO QUANDO NÃO É A OCASIÃO, EU DANO A FALAR E NINGUÉM ME SEGURA!!!
-DIGITAR....ATROPELO AS LETRAS E RARAMENTE CONSIGO ESCREVER UMA PALAVRA SEM ERRAR, COM A AGONIA DE TERMINAR LOGO, ISSO VALE TB PARA ESCREVER A PALAVRA INTEIRA E ACENTUAR, QUE PRÁ MIM É A MORTE!!!
-NÃO CONSEGUIR FICAR SENTADA ALMOÇANDO POR MUITO TEMPO, TO SEMPRE SENTADA DE LADO, COMO RÁPIDO E LEVANTO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
- SER IMPULSIVA NA FALA E NOS ATOS, ISSO É TRISTE VIU, DO TIPO QUANDO VI JÁ FOI, ISSO É PÉSSIMO PRÁ TODAS RELAÇOES E AS CONSEQUENCIAS PODEM SER BEM CHATAS.....
Bem, é isso gente, tenham em mente que não é uma doença da moda, não tem graça alguma, não é fácil e é muito mais sério do que a gente pode supor!!
Beijocas a todos!!!
* LITERATURA MEGA RECOMENDADA: MENTES INQUIETAS, ANA BEATRIZ BARBOSA
Ro tb te digo aqui, amiga: Q assunto hein rsrs. Super importante vc postar sobre isso, acho atual e pouco comentado.
ResponderExcluirOlhando pra os sintomas q colocou,eu já me vi neles, sou mega acelerada e tal, mas hj em dia quem não é né? Temos q saber diferenciar, observar e procurar ajuda o qto antes se for o caso.
E vc lida bem com o tda no dia a dia?
Beijos e um dia cheio de sol pra vc!
Roberta,
ResponderExcluirdeve ser mesmo muito ruim essa sensação de agonia, de sem paciência do mundo que vc tem. O seu filhote também é assim? Pelo menos como vc coloca no post, vc descobriu o dele cedo.
Não conhecia TDAH, muito boa a explicação.
Beijos
Adriana
Mi e Dri, é assim, o Pandinha é mais acelerado e agitado que eu, só acalma um pouco com a medicaçao, mas a maior e grande dificuldade é na escola, onde ele nao suporta escrever e aqui em casa é um desatino, nao come parado e sabem o que é mais dificil? Eu me ver nele e nao ter paciencia!! É mais do que dificil!! Qto a mim, sao as pequenas coisas diárias que incomodam muito, a mente sempre acelerada, a inquietaçao, é tudo muito cansativo!! Mas prá isso existe boas medicaçoes e jamais ter preconceito em relaçao a elas, pois sao coadjuvantes muito importantes!! Beijocass
ResponderExcluirRô,
ResponderExcluirObrigada por dividir conosco um assunto que muitas vezes não é levado a sério, pois muitos acham somente que é hiperatividade.
Bjão
Roberta,
ResponderExcluirNão sabia que você e seu filho sofriam disso não. Digo, "sofriam" porque pelo o que você narrou deve ser mesmo um sofrimento.
Muitas vezes eu tenho um alto nível de ansiedade, o que já me atrapalha e muito.
Imagine pra você, ter convivido com esse transtorno toda sua vida e agora ter que lidar com seu filho. Parece que nos filhos, a gente sofre dobrado, não é mesmo?
Mas recorrendo ao clichê (verdadeiro!) Deus nos dá somente aquilo que podemos aguentar e seu filho tem sorte de ter uma mãe como você por perto. Determinada, sincera, esclarecida e de mente aberta :)
Ninguém é perfeito e momentos de impaciência, todas nós temos, mas imagino no seu caso fico só imaginando seu cuidado redobrado.
O ritmo de vida de hoje em dia, com certeza não ajuda, tudo é tão rápido, tão descartável, uma pena realmente!
Bjs e obrigada por se abrir com a gente. Manda um beijo para o Pandinha, ler esse post no auge da minha espera pelo meu bebê, me deixou emotiva, rsrsrs
Ah! Sobre o Thomas, sexta-feira é minha última consulta. Será que esse menino resolve aparecer? ahahaha
Bye
Há pouco tempo a Medicina reconhece essa doença em adultos, posts como esse são essenciais para divulgação e esclarecimento, parabéns pela iniciativa e boa sorte no tratamento.
ResponderExcluirBeijo
Adri
Ro, estou com a Adriana, acho importante posts como esse que esclarecem. Há algum tempo indiquei para uma pessoa seu blog, pois a pessoa estava desesperada por que o filho tinha um diagnóstico de TDAH, nem sei se ela foi ou entrou em contato com você.
ResponderExcluirQuanto a Joan, já descobri mais um pouquinho, ela foi a primeira mulher a dirigir (uma kombi) na Belém-Brasília ainda não terminada e de terra. Estou tentando entrar em contato com historiadores de alguma regiões principalmente de Anápolis para ver se descobro mais. Também me sinto dentro do Cold Case!
bjs
Jussara
é importante sim gente, mas eu ainda tenho a impressão que é um assunto que não agrada....pode ser impressao minha, mas sinto assim.....beijocass
ResponderExcluirAmigaaaa!!!
ResponderExcluirTem muita gente que a ainda acha que os protadores de TDAH são, na verdade, mimados, preguiçosos e ansiosos, e só.
Pra grande maioria das pessoas num é um transtorno de verdade, é falta de força de vontade.
Quem sofre com isso tem que, muitas vezes, seguir calado com suas descobertas porque quase ninguém entende, muitas vezes nem os médicos...
Estamos aqui pra mudar isso, flor!
Conta comigo sempre!