segunda-feira, 20 de agosto de 2012

As vezes é preciso saber dizer que não sei....


Cada um sente as coisas de uma forma e não tem ninguém que possa verdadeiramente dizer: "eu sei o que você está sentindo"porque dor é algo absolutamente pessoal....posso ter vivido exatamente a mesma situação que fulano, mas sentir completamente diferente dele, porque acredito, que dor seja uma coisa que vem junto com história de vida, com um conjunto de vivências que nos tornam mais resistentes prá uma determinada situação do que prá outra.
Por que estou falando disso? Porque tentando entender o que se passa na cabeça ( e na dor) de meu pai, percebi que estou absolutamente de mãos atadas. A princípio sofri muito com essa situação, pois minha vontade era entrar na vida dele e arrancar tudo de ruim que ele estivesse sentindo, depois quis ser solidária e dizer a ele que, sim, entendia o que ele estava sentindo....por fim desisti de, tanto tentar entender, quanto ser solidária....o que posso fazer é simplesmente estar disponível!
O cancer tem essas coisas, o tratamento dói mais que a doença propriamente dita....como enfrentá-lo, como viver com isso? Só estando na pele dele e isso eu não sei e não posso fazer, o que gostaria que ele soubesse e todos que se vêem nessa situação é que, os que estão do lado de cá, assistindo vocês, que tanto amamos, passar por isso tudo, é que tentem também entender o que estamos sentindo ( afinal, vcs também não sabem o que é estar do lado oposto)....de minha parte fica minha disponibilidade, fica a minha tentativa de errar o menos possível contigo e te dar o máximo de conforto que conseguir e te desejo, meu amado paizinho: Fica bem dentro do que você puder.....estou aqui e sempre estarei!!!

13 comentários:

  1. Poxa, ro, espero que coração que ele supere tudo isso, não só a dor física como a emocional, gosto muuito de vc e quero que vc e todos que vc ama fiquem bem. Pensa que eu te esqueço é? vc é amiga ora sempre, saudades dos nossos papos. O tim tá ativo ainda? beijo querida

    ResponderExcluir
  2. Amiga, o que vc está vivendo não é fácil mesmo! Acho até que o seu sentimento é até pior que o dele pois você ainda tenta imaginar tudo isso ao mesmo tempo, tentando se colocar no lugar do outro...complicado! Meu conselho é que você faça tudo que estiver ao seu alcance para deixá-lo bem, como dar um carinho, estar junto, essas coisas.
    Vivi muito isso com meu avô. No final, restou o sentimento de dever cumprido que é algo bom!
    Bjs e se cuida também!

    ResponderExcluir
  3. Rô, minha amiga querida!
    Eu não vou dizer que sei o que você está sentindo porque concordo plenamente com você: quem sabe a quentura da panela é a colher que mexe!
    Mas vou dividir com você um tantinho que eu consegui aprender nessas situações que afetam quem é mais caro ao nosso coração...em momentos difíceis assim, não importa muito o 'ser', e sim o 'estar'. Mesmo não sabendo exatamente o que a pessoa sente, estamos ali para tentar entender. Mesmo sem saber o que a pessoa quer, estamos ali para tentar ajudar. Mesmo sem saber o que a pessoa almeja, estamos ali para tentar conquistar juntos.
    Por isso, do fundo do meu coração: estou aqui por você!
    Em oração e pensamentos positivos pelo seu papai!
    Bjs com carinho

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho de vcs meninas, sei que cada uma tem uma história prá contar e dividir comigo é uma honra!! Estamos todos lá em casa tentando fazer o melhor que podemos e sei que ele sabe bem disso, no momento náo está disposto a muita coisa, mas sei que ele reconhece que nao está sendo fácil,,,,mais uma batalha, mais uma futura vitória, se Deus quiser!! Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ro,
    um abraço muito apertado. Eu te entendo passei isso com meu pai e minha mãe.
    Força!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta, tudo bem?
    Estou entrando em contato referente a um comentário meu em um post aqui no seu blog do dia 29/11/2009 que eu gostaria que fosse apagado, pois está deixando o meu email visível em buscas no Google.
    Como podemos fazer? Você pode me passar o seu endereço de email para conversamos?
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc é Ana Paula, seu comentário já foi excluído ok, obrigada!!!

      Excluir
  7. PS: Infelizmente não posso deixar o meu aqui, senão acontecerá o mesmo problema...

    ResponderExcluir
  8. É só me dizer em qual post foi que eu apago na hora, sem problemas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!
      Não é Ana Paula, aqui é Mariana! Hehe!
      Foi no post "Sorteio Divino em 29/11/09".
      Comentário núm 79 feito em 06/12/09 às 20:09hs.
      Desculpe o trabalho, mas é pq não consigo apagar eu mesma. Depois pode ficar a vontade pra apagar esses aqui tb!
      Obrigada pela atenção! :)

      Excluir
    2. Pronto Mariana, excluído sem problema, se ainda persistir, me avisa ok?? Beijocas e trabalho algum querida!!!

      Excluir
    3. Deu certinho sim, super obrigada!
      Beijos e sucesso! ;)

      Excluir
  9. Venha fazer parte do movimento: #Por uma cozinha mais divertida!
    www.phant.com.br

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]