sexta-feira, 1 de junho de 2012

Consuma com muita moderação!!

Compre batom, compre batom.....assim começava a propaganda do chocolate, que na época fez muito sucesso e até hoje quando fico surtada prá comprar, para, respiro e me pergunto - eu preciso comprar batom, comprar batom......?? Óbvio que não funciona sempre ( a conta zerada no banco é bem mais eficiente), mas o que quero dizer é que, tenho percebido que blogs são um meio muito eficiente de influenciar compradores, principalmente os de moda e beleza. Quantos shampoos e blushes precisa um ser humano?? Quantas bolsas inspiradas ou reais precisamos ter prá nos sentir confortáveis?? A indústria da beleza e da moda não param nunca e nem devem, mas nós temos que de tempos em tempos parar e pensar do que realmente precisamos consumir....os apelos são infinitos, onde quer que vc vá, tem um COMPRE piscando, em todos os blogs tem propagandas, em todos os sites, tem um sapatinho, uma bolsinha, uma blusinha pedindo casa e nós, generosos que somos, nos sentimos altamente compelidos a ceder....Guilty as charged ( culpada da acusação), mas tentando virar o jogo, to aprendendo que uma bolsa, uma blusa, um batom não me incluem em lugar algum, em lista das 10 mais de nada ( talvez só das devedoras e dessa eu quero escapar) e que o melhor e mais desejado sonho de consumo que tenho, é uma boa noite de sono sem dívidas!! beijos!!!

15 comentários:

  1. Rooooo amiga! faz tempo que vc voltou a escrever aqui? se sim, minha lista do blogger não tava atualizando...
    Adorei o post e vc está certíssima!As vezes nos deixamos levar pelas ondas e publicidades e não percebemos muitas vezes que não temos nem espaço no guarda roupa, nem eventos suficientes para usar tanta, coisa, mas é lógico que de vez em quando uma coisinha nova faz bem pra auto estima.
    E os bolos deliciosos? Saudades de vc querida, sempre penso em ti e na japa viu, beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cy, tb sempre estou com vcs no meu pensamento, podes crer!! Voltei esses dias a escrever, me deu vontade de voltar, mas vai ser devagarzinho, sem muito compromisso!! Beijocasssss e sim, uma vez ou outra se presentear é mais que saudável!!!

      Excluir
  2. adoro teus textos! eu acho que tudo tem um preço, inclusive optar por fugir do consumismo. dá mais trabalho preparar uma boa refeição do que pedir uma pizza, dá mais trabalho encapar uma caixa usada de papelão do que comprar uma plástica para guardar coisas, mas a gente pode achar um equilíbrio. faz bem para o bolso, para o planeta e para nosso bem estar. Menos é mais, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo, Rô.
    E acho que isso se aplica a qualquer coisa.
    Trocar de carro, por exemplo, pode ser uma tentação na época de IPI reduzido e não sei o que lá mais, mas existe mesmo a necessidade ?
    Meu pai tem o mesmo carro há 6 anos. A gente conversou outro dia sobre isso, e ele me disse: pra que trocar ? eu faço sempre a manutenção, ele tá ótimo, me atende bem... lógico que tem a desvalorização, mas faz sentido o que ele diz, não faz ?
    Tem gente que troca de celular todo ano, e na maioria das vezes o novo modelo tem tantas funções que só se usa 10% delas. Quando o antigo é doado pra alguém, vá lá. Mas e quando ele fica esquecido num canto até ficar obsoleto e só ter como destino o lixo ?
    Talvez eu não seja a pessoa menos consumista que vc conhece, mas tento manter os meus pés no chão em relação a isso (minhas reais necessidades) e já passo isso pra Maria da forma que posso: ela não ganha presente a toda hora (embora a tentação seja grande, às vezes... rs), não tem um zilhão de roupas ou sapatos, e agora em julho vamos doar parte dos brinquedos dela (os de bebê, que ela não usa mais) para o abrigo de onde ela veio. Quero que ela cresça sabendo que a gente não precisa de muito pra ser feliz, e que podemos dividir o pouco que temos pra que outras pessoas sejam felizes também.

    ResponderExcluir
  4. Roberta, eu sentia esse comichão consumista quando eu assistia Sex and the City. Era "batata" eu queria sair comprando um sapato de salto, uma bolsa, o que fosse, logo depois. Mas passados algumas horas, eu percebia que a vontade passava, era puro consumismo sem fundamento mesmo, rsrs

    Mas um batom, ah, esse a gente não precisa resistir tanto assim, hahaha
    Bjs e adorei que vc voltou :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Ro,
    Nossa,
    como você estava fazendo falta...
    beijão*

    ResponderExcluir
  6. Acredito que até o consumismo tem que se avaliado. O porque de se investir em tal produto, a necessidade pra sua vida, se realmente lhe trará prazer pessoal e não mera aceitação de determinado grupo.

    Eu sou bastante fã de maquiagem, mas não tenho coleção. Apenas possuo muitos batons (e comparado a outras pessoas, nem é tanto assim) que uso sempre e sou apaixonada, tanto pelos baratex de R$3,90 da Avon quanto pelos (poucos) Dior. Invisto em produtos pra pele, mas não em sombras ou blushs, por exemplo.

    Já roupas/bolsas/sapatos, diferente de 98% das mulheres, só compro em fases em que preciso e coisas que usarei, que tem a ver comigo, não meramente pela moda. Nunca morri pra ter tal achado, principalmente se tiver muitos 000.

    Muita gente não percebe que os blogs de maquiagem/moda são propagandas, com jabá e divulgação dos produtos. No caso dos blogs de maquiagem, as maquiadoras necessitam de vários produtos pra suas clientes. As pessoas se deslumbram fácil com quantidade e "esbanjamento" e muitas blogueiras ajudam a incitar o consumismo. Detesto!

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu não sou nenhuma santa monja que não compro nada, compro batom, compro roupa e tudo mais, mas tenho evitado comprar sem reflexão, sem pensar se realmente preciso, claro que um agradinho bobo a gente se faz, mas anda uma correria para se imitar umas tais de it girls, invenção mais babaca que já vi, ha de se parar e pensar um pouco,,,,beijocas

    ResponderExcluir
  8. Sou consumista, mas não gosto disso.Eu era gorda e só comprava bolsas, sapatos e adereços; emagreci e passei a comprar roupas em delírio. Não compro só para uso próprio (ou desuso)compro para presentear (adoro) e para as crianças que amo e as que protejo.Estive com sua tia Arlete em Itaipava, comprei muitas coisas para as crianças e algumas para mim. ontem voltei ao Rio e já comprei 2 calças e um casaqueto em uma liquidação irresistível...eu me condeno e peço a Sta. Edwiges, que fez voto de pobreza, para me livrar desse vício que é consumir. Abs. Lucia Mendes Ipanema / Rio / RJ.

    ResponderExcluir
  9. Ro.... bem observado.... realmente a blogagem vem junto com um consumismo... O leque fica aberto e vc vê tudo e quer muito mais...
    Eu por exemplo to querendo uma jaquetinha de couro, porque esta na moda....mas não quero gastar 500 pilas... então vou ficar fora da moda dessa vez....rsrsrsrrs..BJO

    ResponderExcluir
  10. Pois é Ro o pior é o consumo infantil, as propagandas que lotam a cabeça dessas crianças. A Carol toda vez que uma propaganda fala que quer tudo, a Mariana outro dia viu um cachecol e disse: -_ Eu preciso muito disto! Olhei para e pensei como uma criança de 3 anos precisa muito de um cachecol?
    Começa desde cedo esse bombardeio de consumismo.
    Aonde isto vai parar?


    Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai parar na força dos pais de saber dizer não na hora certa e tentar nao ceder a tantos apelos!! A criança é guiada por NÓS e nao vice versa, é aquela história da mae que reclama que o filho só quer coca, mas quem deu a coca prá criança?? Ela nao abriria a geladeira e se serviria de um bom copo de coca certo?? Educar é fogo Ale!!! Vc com 3 meninas vai ter que ser muito forte!!! Beijocass

      Excluir
  11. Ro, que bom que você voltou, adoro suas reflexões! Não sou boa em opinar sobre a sociedade de consumo, pois sou a pior consumista que existe! Não entendo de moda, meu baton dura anos (porque esqueço de usar), só compro sapatos quando os que tenho não dá mais e por aí vai...
    beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. Que diferente seu blog!!! Gostei muito...
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]