segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fútil?? Eu???

Amigas, vocês gostavam de ir ao shopping aos 20 e poucos anos, tiveram uma vida agitada, curtiram muito?? Ótimo!! Fizeram tudo certinho, mas se ao casarem, terem seus filhos, por alguma razão não trabalharam fora, cuidado, vcs podem estar sendo estigmatizadas pro resto de suas vidas como futeis!!
É isso mesmo!! Fui vista assim por todos esses 10 anos que fiquei em casa, sem uma faxineira, passadeira, cozinheira ou afins, só euzinha mesmo, mas por alguma razão que não se tem explicação, a fama se manteve e lascou se vc ainda tem um tempinho de sobra e escreve no computador via blog ou facebook, aí ( desculpem o termo!!) fudeu o barraco, tú é uma fútil e inútil!! Agora, se vc trabalha fora e tem uma folguinha e escreve no FB ou no blog, aí podeeee!!! Aí vc não é mais fútil/inútil, vc trabalha fora minha querida, contribui prá sociedade!!! Faz parte da boiada!! É isso que te separa da cruz de ser uma dona de casa a toa na vida!!
Agora eu trabalho fora, mas a roupa, a comida, a vassoura, o desinfetante continuam sendo minha tarefa, não importa o que!! Marido diz: deixa a casa quieta, mas quer almoçar!! Dica aos maridos: A comida não se faz sozinha!!!! Jurooo!! Esses anos todos erámos nós mesmas que fazíamos!! Surpresossss????
Fica aqui minha indignação prá toda criatura que acha que eu sou fútil, madame, a toa, fica minha lástima por me conhecerem tão pouco, fica minha tristeza que por mais esforço que nós façamos diariamente prá manter a casa organizada, a criança bem cuidada, a comida pronta, a roupa no armário, que tudo isso não tenha sido visto, percebido e o que ficou foi a errônea imagem de uma vida sem valor!!
O fútil é:
Que é desprovido de interesse, de valor, de importância; frívolo, leviano.
Uma pena ter que  passar a vida inteira tentando provar que não, não sou desprovida de interesse ou de valor, muito menos de importância e que não sou frívola ou leviana!! Uma pena mesmo....e agora, comecei a trabalhar(???), vou automaticamente me libertar dessa imagem???
beijos e boa semana a todas que trabalham, não importa onde!!!!

23 comentários:

  1. Roberta,
    Eu trabalho fora, mas como tenho twitter, blog e facebook e não me casei e nem tenho filhos sou a FÚTIL, que só pensa em comprar e não fazer nada. Bancar a dondoca. Hello!!!! De tanto falarem eu mesmo me intitulo assim: Sou a fútil mesmo e ninguém tem nada a ver com isso! Adoro tuitar e blogar mesmo! Acham que quem tem blog é quem não tem nada para fazer...rsrs....
    Mas nem se preocupe não, esses titulos pregam na gente e não largam assim fácil não!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Tantos rótulos que nos colocam,não?Que coisa!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Querida prima Ro, a distância geografica acaba nos impedindo de acompanhar de perto a vida de quem gostamos, mas a internet chegou com tudo para quebrar essa barreira e olha, a cada novo dia fico mais feliz em "re-conhecer" você, e te admiro cada vez mais. Desabafar é bom, lava a alma...mas sempre haverá alguém para julgar o outro. Não importa o que você faça, os juízes de plantão estão sempre à postos, infelizmente é uma realidade inevitável. E o que acho mais inacreditável é que esse tipo de pessoa se acha com autoridade para julgar não só as atitudes de outros como também seus desejos, objetivos, sentimentos, lutas...e tudo isso sem compartilhar da sua vida, do seu cotidiano, sem viver diariamente debaixo de seu teto, sem saber o que se passa no seu íntimo. Mas olham apenas a superície e já concluem se você é feliz, se é fútil, descansada, preguiçosa ou sei lá mais o que. Houve um tempo em que eu me preocupava muito com isso; hoje não dou a mínima. Só o que me aborrece é que essas pessoas fazem o conceito que querem e ainda por cima tratam de divulgar "suas verdades" para outros iguais. E não pensam na irresponsabilidade de suas atitudes; aliás, nem sei se pensam rs
    Prima, siga seu caminho com muito orgulho de tudo o que construiu e ainda vai construir. Olhe em volta e veja sua família, sua casa, agora seu novo passo, encha o peito e se ame. A sua paz interior, seu equilíbrio e sua espiritualidade no final, é o que vai sempre te sustentar. Pronto, falei! :) Beijo grande da prima que te admira muito.

    ResponderExcluir
  4. AMORE! Tu leste meus pensamentos??? hahahaha Menina, como a fama gruda né?
    Outro dia estava falando sobre esse assunto com uma amiga. Sempre trabalhei fora e tals, mas cuidava também da casa pq meu marido tava se lixando se eu estava cansada ou se eu tinha reunião às 6hs da manhã do dia seguinte! Ele queria a camisa passadinha e a janta na mesa, quentinha!
    Parei de trabalhar pq tive filhos e, me desculpa se alguém se ofender, mas acho tãããão fácil ter filho e dar pra mãe criar! E tem uma pá de mulher que faz isso não porque tem que sustentar a casa, mas para dizer que trabalha. Isso mesmo! Conheço mulher que ganha 1, UM!!!!! salário mínimo, mas só de sair de salto alto, às 8hs da manhã, deixando filho por conta de mãe ou sogra, acha que é mais que quem fica em casa, no forno e fogão. Affão!!!
    Hoje eu liguei o foda-se Rô. Se alguém diz: tu é dondoca! respondo: graças a Deus! E vou continuar sendo, porque ao contrário de vc querida, EU POSSO! A pessoa fica puta da vida! E eu só rio...pra não chorar, pq dondoca passa looonge da minha vidjeeeeenha! hahahahaha
    Bjs querida!
    Adorei te ver aqui again!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu grito engasgado de liberdade, rsrs
    Algumas pessoas que conheço também me vêem assim porque fico em casa cuidando dos meus filhos. Um dia uma amiga de infância me chamou de madame, eu perguntei de volta: "Desde quando madame limpa o chão e lava banheiro?", ela riu sem graça.
    Como vc mesma disse, ninguém vê o trabalho que estamos fazendo, todo mundo só vê as coisas bonitinha nos seus lugares, a roupa magicamente passada e dobrada no armário, o chão "quase" sempre limpinho, ah, nem vou continuar, ahaha
    E Roberta, agora você é micro empresária meu bem, pode exibir essa conquista por aí, rsrs
    Bjs e sucesso pra vc :)

    ResponderExcluir
  6. RÔ,

    Só escrevendo em maiúscula, agregue-se a tudo que foi dito uma qualidade inata que cada vez mais precisa ser usada, ESCREVER.
    Tudo muito bem colocado, antes de mais nada seja sempre VC.
    bjs
    Dad Batman

    ResponderExcluir
  7. O meu caso é exatamente esse, só que ao contrário. rsrsr
    Casei e separei, não tive filhos, trabalho estudo e me sustento desde sempre, sou economicamente independente e contribuo para bem estar da família. Tenho casa, carro, diploma, viajo. Ufffa! Tudo de bom, né? Não, sou dondoca, fútil, egoísta, pois não quis ter filhos e coisas assim. Minha vida é muito fácil pra ser a vida de alguém, mas ninguém leva em consideração mais nada.
    É assim, cada um com sua futilidade e vamos em frente.
    ;)

    ResponderExcluir
  8. háaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, VC VOLTOU e eu nem me dei conta... Que absurdo, que desnaturada que eu sou.....
    Desculpe Rô... passei por 2 meses meio difíceis com minha avó doente..... E perdi o rumo de tudo.... Tô com tudo inacabado..... Tive problemas com banco, com saúde, com dinheiro, com meu cachorrinho.....

    Mas como vc deu o ar da graça de voltar por ai, pode contar com minhas visitas.....

    BJO QUERIDA

    ResponderExcluir
  9. Valorizem-se sempre, assumam seus desejos natos, inatos, aptos, sejam quem vcs desejam ser acima de tudo, isso traz felicidade, nada mais!!! Beijocas em todos!!!

    ResponderExcluir
  10. O triste disso tudo é ter essa pressão o tempo todo de ter que ser super mulher, super linda, super tudo...

    Mundinho de capa de revista que não cabe mulheres que só querem ser donas de casa (e podem ser) como se fosse pouco...af!

    Ou seja, rótulos, qualquer que seja, é uma m...! sinto te informar, mas os rótulos só vão mudar...o jeito é dar uma banana e ser feliz!! Bjo queridaaa!!

    ResponderExcluir
  11. Educadora, enfermeira, motorista, veterinária, chef de cozinha, sanitarista (banheiros, cozinha e dependências limpas), ouvidora, escritora e agora, mais, micro empresária. Poucas conseguem ser tudo isto. "Não dê ouvidos a maldade alheia..." Amo mulheres futéis que são tudo o que foi colocado acima. Beijo grande

    ResponderExcluir
  12. Ro
    Fiquei realmente muito feliz por saber que você montou o Fura Bolo - Vou aguardar ansiosa a resenha sobre essa novidade e como vai funcionar.Pelo nome já vi que vai ter bolos com gosto de felicidade.
    Você disse que alguém chamou você de fútil um dia por não estar trabalhando fora???
    O problema é que, apesar de tantas mudanças no mundo, alguns homens ainda vivem como se só eles trabalhassem fora. Dividem a vida com uma mulher que também rala o dia todo, mas ainda acham que ajudar dentro de casa não é obrigação deles. Isto é “coisa de mulher”.
    Muitas vezes ainda escuto por aí : “não se fazem mais mulheres como antigamente”. Pura verdade. Provavelmente, porque antigamente já passou. Fafavô viu!
    Bjus yvone

    ResponderExcluir
  13. SOBRINHA

    EU ME AUTO ANALISEI E CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE FUI SEMPRE DONDOCA, 5 FILHOS CRIADOS, ACORDANDO A NOITE COM CHORO DE UM, ATAQUE DE ASMA DE OUTRO, INSEGURANÇAS, FORA A CASA TODA NEM SEMPRE EQUIPADA PARA FACILITAR AS NOSSAS TAREFAS, DAÍ VEM A IMPROVISAÇÃO. MAIS UM COELHO TIRADO DA CARTOLA, MAIS A MÁGICA DE FAZER O SALÁRIO (NÃO TÃO MÍNIMO MAS NADA DE MÁXIMO) RENDER COMO SE FOSSE XUXU NO BREJO.
    E FAZER AQUELA COMIDA COLORIDINHA QUE TODA NUTRICIONISTA RECOMENDA PARA MANTER SEUS PIMPOLHOS FORTES E CORADOS...
    DAÍ MAIS UMA QUALIDADE: FINANCISTA! DEUS, COMO NÓS SOMOS D+. HOJE TENHO ORGULHO DO QUE FIZ E HOJE ME DOU AO LUXO DE FAZER O MEU HORÁRIO RENDER PARA DORMIR ATÉ A HORA QUE O SONO ACABAR, FICAR DE BOBEIRA NO FB E ME DELEITAR COM O BLOG DA ROBERTA, UMA DONA DE CASA PRÁ LÁ DE FACEIRA, DIVERTIDA, INTELIGENTE QUE ME FAZ RIR E PENSAR NA PROFUNDIDADE DA VIDA. DEUS ABENÇOE ESSAS MULHERES QUE DÃO TUDO DE SI, ATÉ O DIREITO DE SER FÚTIL ( SEM TER NENHUMA CONOTAÇÃO COM FUTILIDADE ) BJS TIA

    ResponderExcluir
  14. Agora tu podes continuar sendo julgada pelo mesmo povo que te chamava de fútil. Podem te chamar de mae relapsa, que larga o filho de qualquer jeito. Sim, Ro, quem julga sempre tem motivo pra apontar um dedo!!!

    Lema insubstituível pra gente ter na ponta da língua:

    CUIDE DE SUA VIDAAAAAA

    hehe
    beijoooo

    ResponderExcluir
  15. Gente, to adorando vcs mais ainda do que já adorava, é possível rsss??? Tias Arlette e Noemi, vcs sao minhas heroinas inspiradoras, sempre!! Beijossss

    ResponderExcluir
  16. Ro amiga, disse tudo amiga, me encontrei no desabafo!
    Tu voltou de vez no blog? Obaaaaaa! beijoca mãe do fura bolo rs ( e do pandinha lógico)

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,

    Passei aqui para te perguntar.
    Você prefere o amor ou o sexo?
    Ou os dois?

    Resposta aqui, no Memorial em Flor.
    Muah!
    http://memorialemflor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Caraca Ro, donde saiu que uma dona de casa, mãe e esposa é fútil! Fico p* da vida por ver pessoas generalizando e colocando os outros em caixinhas standard, aff
    bjs e boa sorte com a loja
    Jussara

    ResponderExcluir
  19. Jú queridona, pois acredite viu!! Já ouvi isso e mais ainda!! Beijocas e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ro!
    Saudade de você, estou meio sumidinha, muitas coisas por fazer, o que fecha perfeitamente com estes seu post: TEMOS QUE SER MULHERES MARAVILHAS, affffff!!!
    E quanto as nossas fraquesas? Parece que temos que ser sempre fortes. Valorizar-se e respeitar-se é FUNDAMENTAL!!!!
    Beijinho queridona

    ResponderExcluir
  21. oi Ro
    é este estigma de dona de casa - fútil - mulher que não trabalha...e ainda fica no blog, face...
    agora engraçado - não sei se tu já leu em vários blogs - mulheres que trabalham fora - mal dizendo as mulheres que queimaram o sutiã, a sociedade moderna , que adorariam ficar em casa , eu acho que cada uma tem uma vida , e esta deve ser respeitada - e geralmente quem mete mal em nós mulheres que optamos em ficar em casa e cuidar dos filhos , do marido (ele que cuida dele -nao sou mãe dele) e aqui em casa não temos empregada, faxineira, passadeira, jardineiro , é tudo nós quatro , e quando tem um programa legal a gente abandona a casa assim do jeito que ela tá - outro dia a gente dá um jeito nela -
    entao eu poderia meter o pau naqueles post - ohhhh estou sem empregada , a minha faxineira não veioo - vou mimatar- isto sim é futilidade
    nós aqui em casa optamos - por não gastar este dinheiro com trabalhos terceirizados e usar este dinheiro em diversao, passeios, viagens, restaurantes legais ....
    bj
    lu
    girls - antigamente ninguem tinha empregada, faxineira - eu sei que é dificil ter tudo - nunca seremos felizes - pq quem trabalha quer ficar em casa , pra ter mais tempo para fazer suas coisas legais e quem está em casa está de saco cheio -
    é a coisa mais dificil achar uma mulher, e digo até homens que estao satisfeitos com sua carreira , e ninguem vai conseguir deixar a casa brilhando , ser linda todos os dias....

    ResponderExcluir
  22. Como disse a Arlette: "Não dê ouvidos a maldade alheia...", pois pelo pouquíssimo que eu te conheço sei muito bem o quanto você não é fútil e nem madame. A minha primeira impressão de você foi totalmente contrária a tudo isso!
    Boa semana, e eu volto no natal. Beijos!!! x]

    ResponderExcluir
  23. Ro,

    \Ü/... passadinha rápida para te desejar um Feliz e Maravilhoso Natal...

    beijos*

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]