quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estabilidade X sonhos, quem sai vencedor??

Nas palavras cruzadas, tava perguntando assim: Objetivo de quem faz concurso público?
E
S
T
A
B
I
L
I
D
A
D
E
Foi essa a resposta que achei...a tão sonhada estabilidade, a aniquiladora de desejos natos. Quem não quer, com essa vida louca, poder saber que todo mês, faça chuva ou faça sol, seu dinheiro tá lá na sua conta, sorrindo prá você?!?! Eu queria!! E não queria ao mesmo tempo!! Porque, por mais perfeita que seja a estabilidade, ela ainda assim tem seus defeitinhos, seus furos....prá começar, vc tem que passar num concurso público ( ah, esqueci de falar, mas quando cito estabilidade, cito concurso público!!), coisa que se tornou uma loucura total e desatinada, se vc ainda é solteiro e vive na casa dos seus pais, é um fator facilitador e tanto, mas se já casou, trabalha fora e tem filhos, amigo, amiga, a ralação é certa!! Serão anos de investimento em cursinhos e muitos NÃO APROVADO pela frente (vejam bem, to falando de gente normal, mediana, não crânios que com uma passada d'olhos já decora tudo!!) ....já vi casais se perderem nessa equação tão complicada....vale a pena?? Well.....vai muito do desejo de cada um.....Outro dia, conversando com amigas, uma delas conta que o filho queria fazer Filosofia...- meu filho!! Tá doido?? Vai viver do que?? Vai filosofar com seus amigos e estuda prum concurso público!! Dureza né gente....e os químicos, matemáticos, historiadores, socialistas, museólogos, geólogos....onde eles vão parar ou será que vão parar de existir se a ESTABILIDADE for a campeã de vendas da próxima geração?? 
Nãooo, me recuso a enterrar os desejos, os sonhos e as aptidões!! Me recuso a estimular meu filho a ser estável ao invés de tentar seguir seus inusitados desejos de ser um astrônomo ou um Físico!! 
Beijocas a todos, com saudades e sonhos intactos!!!


15 comentários:

  1. Oi Roberta querida, vc sabe o que está falando, eu trabalho num serviço público há 25 anos! Para não pirar eu abri uma empresa das artes que gosto de fazer e me preparo para viver só dessas artes, tudo o que vc falou é realmente verdade, tenho pessoas na familia que estudam há anos e não passaram e se passar prepare-se tenha um pé dentro e outro fora porque não é fácil, é bom e não é, como vc mesma disse. beijoooos. Adoro passar por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Eu voto no sonho, sempre! Não sei se sou a melhor pessoa pra aconselhar porque sempre aconselho as pessoas a seguirem seus sonhos, e nao ficarem proscastinando e se acomodando a vida toda, mas cada um tem sua decisão conforme o momento e situação né? Eu tenho certa birra de gente que sonha em passar em concurso público para "se acomodar a vida toda", mas né? deixa pra lá rs...beijo amiga, ótimo seu post

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Não sonho com um concurso público, enquanto artista sou meio despegada de bater ponto, estar no mesmo local todos os dias, passar em concurso, etc, etc...
    Ahhh, o salário liquido e certo, este seria bom, rsrsrs!!!!
    Beijinhos e um lindo findi!!!

    ResponderExcluir
  4. Tens toda razão,Bem pensado...Tomara ele siga seus sonhos e tenha um bom salário...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, lindinha!
    Concordo plenamente com você sobre a superioridade dos sonhos à pura e simples estabilidade.
    Eu dei uma sorte danada de estar na área mais fabulosa dos concursos, assim conseguimos conciliar a vocação e satisfação de trabalhar no que escolhi, e com a grana no bolso dá pra curtir a vida numa boa fazendo o que pintar na telha. Fico triste em ver pessoas que sonhavam outras coisas bem diferentes entrando para qualquer concurso e enterrando a satisfação profissional para ganhar aquela grana certinha no fim do mês como se a vida fosse só manter as contas em dia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Querida, é duro. É difícil ter sonhos que raramente rendem estabilidade. Eu não desisti dos meus sonhos, mas deixei de priorizá-los bastante em busca da estabilidade. Por outro lado, quando a encontrei (a estabilidade), passei a ter mais facilidade para voltar à busca pelos meus sonhos. É exatamente esse o momento em que estou. Meu salário paga o curso que estou fazendo dentro da área que eu realmente gosto. Pode ser que nunca passe de um hobby, pois eu não largaria meu emprego por um na outra área que pagasse menos. Não passei em concurso público, a situação é outra, mas... agora estou vivendo os dois lados dessa moeda.

    ResponderExcluir
  7. Meninas, é sempre uma escolha dificil, a gente quer ter a certeza de um futuro seguro e viver o que sonhamos, mas nem sempre é possível conciliar ambos!! Fica a incerteza em todos os sentidos....tough choice!!! Beijocasss

    ResponderExcluir
  8. Oi Ro,
    Como sempre seus textos são certeiros.
    O mais difícil é aceitar que tudo, praticamente tudo, é inconstante na vida, até a 'estabilidade' do emprego público, até esse status está sujeito a demissões e pouca gente entende isso.
    Bjs querida, saudades de você, seus escritos e opiniões...

    ResponderExcluir
  9. Ô dificuldade...nessa altura já nem sei o que é melhor ou pior. Mas ainda acredito, amiga! Mas um salário todo mês na conta, ia ser mal negócio não...ai. Tá na mamis? Bjo querida!!

    ResponderExcluir
  10. Amiga acho que são dois fatores aí. Nesse país tá dureza arrumar emprego, tá dureza mesmo tem que ter Q.I (quem indica), então as pessoas vão pro concurso público porque daí já sabe que não tem isso, por outro lado, já fiz sim concurso público (não passei por cursinho mal feito) e como vc disse a ralação é nata. Tem que ralar e muito e com filhos e marido isso fica quase que impossível.

    ResponderExcluir
  11. Ro, ótimo assunto, lembrei do livro O Feijão e o Sonho. Vou programá-lo.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. Estu dando um tempo nas tentativas, mas não abandonei a ideia de passar em um concurso público. Cansei de ser dona de um negócio em que a diversao é boa, mas os rendimentos nem sempre. E ssa vida de dona de casa é perfeita enquanto os filhos são bem pequenos, asm quand crescem, a gente tem que retomar certos projetos engavetados. Gostei do post porque me fez pensar em algo que fazia horas andava adormecido.

    beijo, Rô!

    ResponderExcluir
  13. Claro que um salarinho na conta todo mês a gente merece e muito.
    Nunca sonhei em fazer um concurso publico.
    Certeza de um futuro? Ah amiga, certeza a gente nao tem de nada nessa vida. Melhor sonhar e correr atrás.
    bj

    ResponderExcluir
  14. A pessoa deveria seguir os seus sonhos, imagina ela passa em um concurso público e ganha 25 mil reais. Mas não é o que ela realmente deseja, sendo assim ela não tem motivação nenhuma em continuar a trabalhar e pode colocar em risco a vida de outras pessoas, dependendo do cargo, e até de ser mandada embora e ter que começar do zero. É difícil analisar mas estou em uma situação muito complicada. Tenho um bom emprego público, mas não tenho responsabilidade nenhuma. Passei na prova, sou bom em estudar, mas no trabalho exigem muito mais do que isso, e eu não estou dando conto, porque simplesmente me acomodei. Mas muito além disso, eu me acomodei a vida toda, como mudar isso da noite para o dia?

    ResponderExcluir
  15. Unknow, é dificil mudar da noite pro dia, mas se vc já tem o bom emprego, tenta ir juntando uma grana e fazendo seu pé de meia prá na hora de realizar seus sonhos, ter uma estrutura legal, porque te digo viu, ficar na pindaíba tb é chato a beça!!! Beijocas e depois assina com seu nome!! Gosto de falar com as pessoas pelo nome rssss

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]