quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cultural???

Nasci no Rio, vivi lá por 8 anos, depois fui prá Recife, depois Brasília e agora tem 7 anos que estou em Goiânia....diria que minha cultura é uma mistureba, mas o fato é que o Rio ainda é onde guardo minhas origens, de onde sinto muitas saudades, de onde carrego o podemos chamar de bagagem cultural, pois afinal, só deixei de morar lá, mas a família, os hábitos, os gostos, continuam sendo de lá!! Brasília foi um hiato de cultura, realmente vivemos a cultura pertinente a familia de onde viemos e ao mudar prá cá, gostei muito da idéia de ter hábitos culturais próprios da terra prá conhecer!!! Adoro a comida daqui, as quitandas, as tradições, mas....até onde podemos dizer que tudo que há de bom e de ruim é cultural??
É cultural político brasileiro ser taxado de ladrão e infelizmente muitas vezes ser? É cultural as pessoas aqui não terem respeito no trânsito e ignorar por completo as leis?!? Muitos tem o hábito de andar na rua e não na calçada, mesmo tendo uma calçada prá se andar, ah, é cultural!! Mas um bebê morrer esmigalhado por um onibus, porque a mãe cismou de andar na rua continua sendo algo cultural e por isso difícil de combater??
É cultural não vingar a lei seca aqui, porque o povo gosta mesmo de beber cerveja e dirigir??? Chega de justificar tudo que um povo faz de errado, por ser cultural, isso tem que mudar!! E não me dirijo particularmente a Goiânia, cada canto do Brasil tem sua parcela de erros e desatinos atribuídos a hábitos culturais!!!
Posso estar mais revoltada que o habitual, posso estar mais incoformada que deveria, mas cultural prá mim é outra coisa bem diversa, é o pão de queijo, é a simplicidade da cadeira na porta de casa e o povo proseando e olhando a vida passar....
Beijocasss

10 comentários:

  1. Oi, querida!
    Concordo que essa 'cultura inútil' só serve para justificar coisas medíocres! Eu, hein?!
    Acho que cultura que vale a pena ser respeitada e repassada às novas gerações são as que nos trouxeram coisas boas. Um hábito que deveria virar totalmente cultural é a reciclagem.
    Acho que as boas culturas estão morrendo por desuso. Dar lugar aos mais velhos, respeitar as leis...tudo ficou muito banalizado, o que é triste.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Deveriam vigoras apenas as coisas boas e não as bobagens às quais eles chamam de culturais de um povo...
    Cada Estado tem um tipo de cultura e dla, os problemas...

    um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi amada, aqui temos o caos, mas temos todas as coisas boas que o caos proporciona, não estou justificando o que está errado, está errado e nos faz sofrer, mas esse prosear que vc fala só tem aqui, ou pelo menos tem muito aqui, então não me conformo não, como vc mas admito que a perfeição não existe e talvez consigamos colocar mais ordem aqui e não perder a genuidade que temos, o coração enorme que muitos paises tão civilizados não tem. beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    Que texto bacana.
    Nos faz pensar: pensar no que realmente é cultura de um povo e o que é desculpa de alguns.
    Há sim hábitos que carregamos independentemente de onde viemos, são "nossos hábitos" e só nossos. Não vale dizer que são culturais para justificar muitas vezes até uma atitude nada correta.
    Vamos preservar o que de melhor aprendemos da cultura por onde passamos!
    E a melhor cultura que podemos carregar e multiplicar por aí é a GENTILEZA!
    Beijinhos e um lindo final de semana por aí!

    ResponderExcluir
  5. Ro primitcha, acho que algumas coisas são culturais mesmo, mas não acho que se deva usar como desculpa para não mudar, enxergar erros e se conscientizar deles faz parte do processo para mudança, é duro mudar hábitos antigos, pior ainda hábitos ruins e mal educados. Apesar da paciência ter um limite, porque é duro ver tanta coisa errada todos os dias por aí...fazer a coisa certa, mudar estes hábitos em nós mesmos e nos nossos filhos, quebrar o ciclo, talvez seja nossa tarefa, missão...bjinho querida, hj estou profunda...Kkkkkk!

    ResponderExcluir
  6. Ola Roberta

    Deve ser interessante morar em varios estados com culturas bem diversas.

    Uma otimas 6º feira a vc
    BJoooooooo................

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Hoje venho te visitar e te convidar para participar conosco de uma campanha super importante, topa?
    Esperamos vc: http://precisocaminhar.blogspot.com/2011/06/ela-doa-seu-amor-para-as-criancas.html

    Bj

    Beta

    ResponderExcluir
  8. Ro, fico nervosa com essas coisas. Falta de respeito,educaçao e habitos ruins nao podem ser confundidos com cultura de um povo.
    Chega né?
    bj

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo, gente, ando tão indignada com certas coisas que todos atribuem a serem culturais, o fato do bebe aconteceu na minha rua, poucos metros de casa e o povo continua andando no meio da rua, como se estivessem num interiorzao!! Pais param em fila dupla em suas caminhonetes,fechados no ar condicionado, buzinam pro filho vir ou pior, ligam pro celular da criança, enquanto o transito para por conta do folgado, isso nao pode mais ser tratado como algo cultural!! Beijocass

    ResponderExcluir
  10. Eu tambem nasci no Rio e vivi por a minha infancia por la...quanta saudade! mas agora sou mineira de coracao...

    Bjss e um maravilhoso final de semana!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]