quinta-feira, 5 de maio de 2011

Virando a esquerda......

Esquerda volver!!! Hoje tive uma noção bem clara de que realmente não pertenço ao mundo dos direitos!! Sou do avesso, sou da esquerda! Uma simples caneca me fez perceber que o mundo ainda é muito despreparado para os chamados "diferentes" e talvez, nós, os diferentes, é que exigimos muito do mundo.
Explicando, sou canhota e a caneca que meu marido ganhou de um professor de Sidney, tem um desenho da Baía muito bonitinho, mas como sou canhota e pego a caneca com a mão esquerda, o desenho fica virado só prá frente, pois ela é feita para destros e só eles podem ficar admirando o desenho lindo, enquanto tomam seu café, chá ou o que for!! Até a caneca é direita!!
Somos a minoria, fato, mas existimos!!  Já falei em outro post das dificuldades de um canhoto, como não há cadeiras, cadernos ( espirais principalmente), abridores, coisas do dia a dia, prá turma sinistra.
A vida é mais complicada pro canhoto, aprendemos a usar esses utensílios feitos pro destro e assim vamos tocando a vida, traindo nossos instintos em prol da sobrevivencia....mas quem é canhoto pode se sentir orgulhoso, estudos demonstram que os nascidos com canhotismo (afff) tem mais criatividade, sao mais ágeis no aprendizado de linguas, são mais versáteis ( temos que ser!!), que o nosso cérebro é mais estimulado a trabalhar ambos lados, com isso temos mais capacidade e rapidez em raciocinios que exijam agilidade!! Olha que beleza hein gente!?!?! Tenho orgulho de ser esquerdinha, sinistra, canhota....mas que eu bem que gostaria de tocar um violão, ah, isso eu gostaria!! ( Nao tem como aprender se o professor nao for canhoto tb né gente!!??!!)
Alguém é canhoto aí?? Contem suas experiencias!!!! Beijocassss

16 comentários:

  1. Amigaaaaa, nem lembrava que vc tb é canhota, sera que eu sabia? aqui já somos 3 geraçoes de sinistros rs, meu pai, eu e matheo.. União já rs!(abro lata ocm a direita, sofrida rs)

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão mais velho é canhoto, e de nós três, o único. Então, cresci vendo as dificuldades dele, a forma como se virava para aprender, mas conto que para manusear um abridor de latas levou um bom tempo.

    Seria interessante apostar um pouco mais nessas utilidades especialmente para os canhotos.

    Adorei saber dessa pesquisa! ;oD

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou canhota com muito orgulho!!!
    Adoro ser canhota.Embora não seja uma vida fácil.
    Levei anos para aprender a usar abridor de latas,e ainda hoje,vez ou outra preciso de ajuda.
    Tesoura manuseio muito bem.
    Cadernos são u ó.Me adaptei à fichários e cadernos brochura que eu mesma personalizo.
    Carteiras escolares,universitárias... são perfeitas para ferrar nossa coluna.Mas graças à elas sou boa em contorcionismo kkkkkk
    O pior pra mim é ouvir:"você faz as coisas de um jeito engraçado","estranho ser canhoto né?" ou ainda:"deixa eu fazer,dá a impressão que você vai fazer errado".
    Também nunca aprendi a tocar violão.
    Mas acho que ser canhoto é puro glamour e poder.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai era canhoto e minha cunhada tb é...

    É muito negraçado ver ela abrindo latas, me divirto...rs

    bjkas

    ResponderExcluir
  5. Gente, meu marido é ou era canhoto, pois mudaram o coitado, meu filho tb é, mas o bizarro, é que na minha familia, ninguém mais é !!! Abrir lata eu abro, mas só qdo realmente nao tem ninguém por perto, cortar, um desastre rsss, tb ja ouvi muito o povo dizer, ai essa sua mao torta rssss, bah, acho que é inveja né gente rsss, beijocass

    ResponderExcluir
  6. Roberta,
    Meus dois sobrinhos são canhotos. Acho lindo o jeito que eles escrevem.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Oi Roberta
    Eu sou canhota e meu irmão mais velho tb
    Dificuldade mesmo acho que era mais na escola pelas carteiras"normais"
    Aprendi a escrever com as duas mãos, com a direita sae meio garrancho mas escrevo
    Abrir latas, cortar com tesoura nunca tive dificuldade, desde pequena aprendi a usar as duas então até que foi fácil
    Não sabia que se chamava canhotismo, aff que nome ridiculo, me senti um E.T. rsrsrs
    E viva nós que temos canhotismo ai meu Deus..kkkkk
    Beijooo!!!

    ResponderExcluir
  8. Amiga vc trabalha muito bem sua lateralidade com toda certeza, minha saudosa vózinha por parte de mãe era canhota e por muitas vezes na escola levou palmada de palmatória nas mãos pois tinha que aprender a fazer tudo com a mão direita, vai entender, minha melhor amiga da época da faculdade é canhota, eu e ela ficavamos caçando uma cadeira de canhoto para ela todos os dias de aula, às vezes penso que já se passaram tantos anos e as pessoas ainda não inventaram objetos que pudessem facilitar a vida dos canhotos me parece estranho, agora quero desejar a vc sua Mamis e sisters um mega dia das mães com muitos presentes, carinho e amor, bj♥kas, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  9. Oi, querida amiga de esquerda!rs
    Eu não sofro de canhotismo, sofro de falta de jeito mesmo...rsrs
    Seguro o fone com a mão esquerda, mas a orelha preferida (!!) é a direita, então fico tota torta e só me dou conta quando vou pegar algo ou escrever, aí percebo meus braços cruzados...
    Ah, e sabia que eu já li que os canhotos vivem mais? Luxo, amiga!!!
    Minha avó é canhota, mas é um desastre ambulante...hihihi
    Para tocar violão é só inverter as cordas!! Assim vc marca com a mão esquerda e faz as notas com a direita! Tenta e me conta!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou, mas sempre que ficava com o braço direito engessado precisava lutar na escola para escrever no caderno - não era nada fácil e o resultado não era tão bonito, hahaha.
    Olha aí, não tem objetos próprios mas vocês têm super vantagens em outros aspectos, que maravilha!

    ResponderExcluir
  11. Olha gente, nem imaginei que tinha tantas amigas com canhotismo (eca, que feia essa palavra!!)todas vcs sabem que tudo depende de muito esforço e vontade de se acertar, mas olhem, além de tudo, tenho lateralidade cruzada, entao minha vida com as tarefas manuais nunca foram fáceis, fora que jamais consegui seguir o professor de ginástica olhando pelo espelho, fui reprovada na prova de direçao, nao a prática, mas a psicotecnica, jogos com bola, uma negaçao rsss, mas se eu viver mais, já valeu né rsss, beijocasss

    ResponderExcluir
  12. Nossa amiga minha irmã é canhota e sofreu horrores com isso, teve uma professora que chegou a amarrar a mão esquerda dela pra ela escrever com a direita. Coisa horrível, mas aloka aqui foi lá e desamarrou (muito menor que minha irmã) e ainda disse poucas e boas pra professora dela.

    ResponderExcluir
  13. Oi,Roberta!

    Já tá participando do sorteio relâmpago de Dia das Mães no BlogArte em parceria com a loja Villa Pano???
    Era só até hoje, mas vou estender as inscrições até amanhã, sábado.
    Boralá participar!!!!!

    Beijins,
    Andrea Guim

    ResponderExcluir
  14. Ro,
    tenho um irmão e três sobrinhos canhotos. Não sei se ainda existe, mas em São Paulo tem uma loja só para canhoto, com abridor de lata, tesoura e até caneta! Minha mãe, quando viva, sempre ia lá para ver as novidades e presentar os netos. Vou falar com minhas irmãs e ver se ainda existe.
    bjs
    Jussara
    Feliz Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  15. Falou e disse!!! Sou destra, mas sempre tive amigas canhotas e sempre acompanhei a dificuldade delas.

    Engraçado q num cursinho q eu fazia, só havia uma cadeira p/ canhoto e td sáb minha amiga ia lá nos "cafundó" buscar a cadeira... E as pessoas olh'avam com cara de "q palhaçada fazer este 'fuzuê por uma cadeira"!
    É incrível a dificuldade q boa parte das pessoas tem de se colocar no lugar do outro!!! Não consigo me acostumar c/ tal individualismo!
    Esta semana comprei uma blusa e o caixa era no 2º andar. Tinha rolante p/ subir, mas não p/ descer. Fiquei pensando: um cadeirante não pode comprar; alguém bem idoso não pode comprar; alguém q use muletas, c/ dor no joelho, c/ perna engessada ou c/ qq outra dificuldade em descer escada ñ tem o direito de comprar!!!! Acho isso tão desrespeitoso, tão revoltante, tão errado... Aí olho p/ lado e percebo q tá td mundo achando normal!!
    "Quem tiver dificuldades q se vire, não é problema meu" - parece q é assim q a maioria pensa...

    Dani Pivatelli
    www.versosetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Rooooo! Outro dia mesmo estava conversando com meus botões sobre ser canhota, a Cy é e sempre fala que não faz crochê por isso, caracas! Fiquei imaginando como seria fazer com a mão esquerda...e outras coisitas que é tão normal no cotidiano e que se torna um problema com a esquerda...minha mamis é canhota mas mudaram a coitada...hoje ela usa as duas, acho ótimo! Bjinho querida e Feliz dia das mamis!!

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]