segunda-feira, 23 de maio de 2011

Me ajudem a entender.....

Bola, essa é a Roberta, Roberta essa é a bola, agora vocês estão formalmente apresentadas, vão brincar!!
Não rolou....literalmente !! Na infância a ignorei completamente, na adolescência fui tentar buscar uma reaproximaçao, mas não aconteceu a química, acho que a bola lembrou do meu desprezo e fugia de mim feito vampiro com alho!!! Adulta fui saber que (além de ser canhota!!) tinha lateralidade cruzada e muito provavelmente por isso, eu e a bola nunca nos amamos. Bem, agora vem a parte em que peço encarecidamente a opinião exxperrta de vcs leitores queridos:
A história começa assim, a escola do Pandinha tem todo ano, os Jogos internos, onde todas as crianças participam de jogos como futebol, basquete e afins bolísticos...todo ano Pandinha entra, meio contrariado, mas vai. Esse ano ele decidiu que não queria participar. Ok, a escola envia uma circular pedindo autorização para que a criança participe ( ou não) e pague R$ 35,00 pela camiseta. O fato é, Pandinha além de ser canhoto tb( tudo bem, nada demais), tem lateralidade cruzada ( eita herança danada)e a intimidade dele com a bola é bem parecida com a minha, resumindo, zero!! Então pensei, tá, prá que vou forçar que ele participe de uma coisa que não é a praia dele e já que é OPCIONAL participar ( ou não), dessa vez, ele fica na torcida!! Bom, imaginava eu que já que como era algo ( mais uma vez) OPCIONAL, que os que não fossem participar teriam alguma outra atividade, tipo uma torcida organizada, com batuque, corneta e tudo mais, até uma camiseta (por que nao???), indaguei então na escola o que ia rolar e sabem o que falaram?? Nada!! Que se a criança quisesse, poderia ir torcer, mas não tinha NADA organizado prá elas!! Putz, fiquei chateada, afinal seriam 3 dias de jogos e a criança então ficaria 3 dias em casa ou na escola a toa!!
A pergunta é: Vcs acham que a escola tinha que ter pensado que nem todos tem aptidão para o esporte e que eles poderiam ter organizado algo paralelo ( tipo uma olimpiada de ciencias ou matemática divertida) ou eu tô ficando mais chata que o usual???
Beijocas em dúvida....Boa semana sem dúvidas, prá todos!!!

23 comentários:

  1. Roberta, eu estou mais para xiita, acho que criança não tem nada que escolher, com ou sem intimidade com bola, raquete ou tatamae, nnao importa, é atividade da escola, tem que participar, e a mãe nem precisa perguntar, você pergunta se ele quer tomar banho? Comer chuchu? então. Além disso é importante o incentivo aos esportes, hoje eu tenho 48 anos, nunca fui fanática por esporte nenhum, mas isso não importava, meus pais nos obrigavam a praticar pelo menos um esporte por ano, podia mudar, só depois de um ano de prática, eloes eram chatos de doer, mas hoje eu vejo que eu só fui beneficiada por ssso, por causa da menopausa dei uma boa engordada, tinha parado com todos os exercícios, mas achei que era hora de voltar, e sabe que é engraçado, eu posso praticar qualquer coisa, meu corpo me obedece, tenho certeza que seu filho será mais feliz se você forçar agora, a opção ao esporte qual é? O sedentarismo, o computador, o fast food, ou não? Aliás, a ;lateralidade cruzada é uma caracteristica, que quando bem trabalhada propicia um desenvolvimento esportivo notável, no judô os canhotos levam grande vantagem, os com lateralidade cruzada são praticamente imbatíveis ( ele se safa do adversário com facilidade!), não deixe por menos, incentive, não precisa levar a bateria da escola de samba ou a banda da polícia militar, apenas faça com que ele participe, mostre que você acredita no potêncial dele, afirme que vc quer que ele participe, se você não se mostrar reticente ou temerosa... ele vai curtir!
    Bj
    PAOla

    ResponderExcluir
  2. Ai Paola, será?? Fui tão forçada a fazer coisas que não tinham nada a ver comigo,que acho que traumatizei rss, ele tá fazendo karate e tá gostando muito, acredito que ele deva sim fazer esportes, tipo nataçao, artes marciais, sei lá, qualquer coisa que não envolva bola, pois além dele realmente nao gostar nada, não tem aptidão alguma e isso ao invés de estimular, acho que só o deixa angustiado!! Mas no mais, concordo com vc, jamais perguntei a ele se quer isso ou aquilo, agora que ele tá fazendo 10anos, comecei a perguntar sobre roupas, até porque to ficando meio por fora se ainda gostam de algumas coisas que eu achava que era legal, mas acho que dá prá conciliar a individualidade de cada um com disciplina e entramos num acordo de respeito mútuo!! Beijocasss

    ResponderExcluir
  3. Ro, suuuuper me identifiquei e não é atoa que somos almas gêmeas amiga. Porque eu sempre fui péssima em esportes e rezava pra chover na educação física e a gente ir pra biblioteca jogar tabuleiro rs Odiava aquela pressão da todo mundo ter que ser bom em esportes, e além disso nunca ninguém me ensinou jogar nada, botavam a gente na quadra super por fora, aí era aquele desastre, alguns alunos pareciam que já vinham craques de casa, sei lá. Apoio totalmente que a escola deveria considerar o fato de que nem todos sao bons em esportes, e proporcionar outro tipo de atividade física e/ou de entretenimento. beijo lindona

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta

    Voltarei mais tarde para ler o texto.
    Uma ótima segunda-feira à vc...

    Bjoooooooo...............................

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Rô,

    Também acho que seria muito interessante que houvesse atividades para os que optam por não jogar, mas infelizmente, nem sempre as escolas têm essa iniciativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ro,

    Fala sério!

    Por que não incluem mães como vocês todas que conheço por intermédio dos blogs, para fazerem parte dos conselhos pedagógicos das escolas, das secretarias de educação e do próprio ministério da educação?

    Mêodeuzi!

    É tão evidente assim que aqueles que não têm habilidades esportivas [0/ presente!] têm outras potencialidades e que devem estar inseridos na atividade de alguma forma...sei lá, além da sua ideia da torcida organizada, assistente mirim do técnico, quem sabe o Pandinha não se revele um estrategista de 1ª linha?

    Afinal, a Educação Física não se restringe somente a atividade esportiva, né?

    Bjs*

    ResponderExcluir
  7. Roberta
    Criança é ser humano,gente como a gente,tem personalidade,vontade,gostos... óbviamente há que se impor limites,não dá pra permitir que a criança faça o que bem quer.
    Mas sou terminantemente contra essa educação que impõe,que obriga.Sempre tive pavor de pessoas que usam duas expressões com as crianças:"criança não tem querer" e "bem feito" quando algo ruim acontece.
    Esporte,socialização,atividades são importantes sim,mas é necessário procurar um ajuste da criança,ou seja,ver suas aptidões.
    Eu sou apaixonada por futebol,mas jamais obrigarei meus filhos a jogarem futebol se eles detestam esse esporte,ou não levam jeito.
    Há centenas de esportes,atividades físicas,opções... certamente há uma que agrada à criança.
    Por experiência própria,digo que não é válido forçar uma criança a fazer algo que nós queremos que ela faça,que nós aprovamos,nós gostamos,nós gostaríamos de ter feito.Nós,nós... puro egoísmo e autoritarismo.Além de ser sinal de frustrações não superadas.
    Tanto o Pandinha quanto outros alunos possuem o direito de não gostar de esportes que envolvam bola,assim como também possuem o direito de não serem habilidosos com o objeto em questão.
    A escola deveria estar atenta à isso.Afinal cada criança é única.Eles não podem tratar as crianças como classe homogênea.Eles são heterogêneos,cada um tem suas características particulares.
    Falta atenção,cuidado e organização na escola.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Pois é gente, eu acredito que certas coisas nao devem ser impostas, que devemos sim estimular nossos filhos, mas respeitarmos suas limitaçoes!! Beijocasssss

    ResponderExcluir
  9. Ro,
    acho que a escola, como tantas, já supõe que toda criança vai querer entrar, só que eles não vão estar em todos os esportes e deveriam ser incentivados a torcer pelos colegas e quem não quisesse se juntaria as torcidas. Não sei se é possível mas você não podera propor algo assim? Sei que sou meio chata, mas detesto pequenas arrogâncias tipo, toda criança gosta de esporte e vai querer partciapr!Argh
    Tenho duas fihas, a mais velha depois de rodar como bola daqui para lá, se achou na natação. A mais nova detestava esporte, só gostava de balé e fez durante 9 anos, a escola sempre vinha prá cima de mim que esporte era importente e blá,blá,blá ou exercício fisíco é
    ótimo e blá,blá, blá até que comecei a desafiar a me provarem que ela não estava se beneficiando com exercícios físicos e que dançar uma coreografia não é um "esporte de equipe", rs Foi uma chateação durante longos 11 anos.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  10. Oi Rô!
    Eu sou ao contrário...a bola e eu nos amamos de paixão! kkkkkk
    Quanto ao que aconteceu com Pandinha e sua escola, acho que a mesma errou por colocar os jogos no mesmo horário das aulas. Não acho que a escola deveria ter feito atividades paralelas, mas colocado os jogos em outro horário, tipo 1 hora após as aulas e estendido para uma semana ao invés de três dias! Assim foi com a escola dos meninos: Thi participou dos jogos na modalidade Basquete mas o Rô não, só que deu tudo certo porque os jogos do Thi aconteceram às 19hs e no sábado, completamente fora do horário normal!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai, eu sou como vc, avessa a bola. Eu a e bola nunca nos entendemos e rezava para nunca ter que jogar na educação fisica. Achava uma tortura para mim e para quem estava jogando comigo, pois nunca conseguia jogar nada! Era muito magrinha, baixinha e sem forças e o povo que jogava volei eram umas mulheronas! Aí já viu como era! Por isso não sou a favor de obrigar ninguém a fazer o que não gosta. Tem outros esportes, não necessariamente ter que jogar bola!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Bem amiga o que ocorre aqui nas escolas em que já frequentei (quando apliquei aula em escola) essa epóca de jogos interclasses ou até mesmo quem não práticava Ed. Física fazia relatório da aula, agora nos jogos geralmente rolava camisa, torcida e até divulgação do evento feita pelos alunos que não jogavam, tbem tinha premiação de melhor torcida, cada ano era uma coisa diferente, eles interagiam muito e gritavam era uma loucura!!!!, mas acho que cada local tem uma maneira de ministrar os eventos da escola, na minha opnião interagir é melhor, bj♥kas e uma ótima semana p/ vc, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  13. Mas é evidente que a escola tinha que pensar nas crianças que não vão participar. Ora bolas, eu mesma detestava esportes e participava através da torcida ou outra coisa. Absurdo isso, olha que fico indignada vou pra ai e boto pra quebrar na escola. Quer?

    ResponderExcluir
  14. Bom, modéstia totalmente à parte, eu era mega craque em alguns esportes. Até fui chamada para integrar um time do maior clube daqui!
    Mas honestamente acho um saco essa recreação obrigada. Supervisionar, acompanhar, motivar e incentivar acho ótimo, mas obrigar não dá, né?!?!
    Acho também que a escola deveria pensar num jeito de incluir de formas diferentes crianças que se adequam à atividades distintas. Na minha escola tinha todo ano as Olimpíadas, éramos divididos em cores. As cores que não estavam jogando naquele momento, estavam na arquibancada se acabando de farrear (azarando o time adversário tb!rs).
    Nem todo mundo jogava, mas todos tinham seu time, quer pra suar a camisa quer para torcer. Assim todos participavam! Era super legal!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Sobrinha
    já li todos os comentários acima do meu, tô de acordo com a sua "chateação" no que diz respeitoa escola. Não se pode obrigar uma criança a fazer um esporte que ela não tenha nenhuma aptidão. Ele faz karate e pronto, já está esportizado.
    A escola escorregou nessa categoria, acho até que pode servir de exemplo para outras olimpíadas, as idéias que você tão bem esperava: torcida, atividades paralelas, jogos enfim ... o aluno precisa se sentir prestigiado, no amplo sentido da palavra.
    Tenho dito, palmas pro Pandinha, tem personalidade, já disse!
    bjs tia Noemi

    ResponderExcluir
  16. Amiga essa parte da bola sempre foi um trauma pra mim.
    Pra vc ter noção, minha mae chegou a pedir um atestado a um medico amigo da familia, pra eu não precisar fazr aulas de ed, fisica!
    E isso, como vc disse é um trauma. Forçar as crianças ou não deixar outras opções pra elas.

    Acho q sim, q a escola deveria ter atividades ou eventos paralelos, pq muuuitas crianças nao tem afinidade com bola, ou nao gostam ou nao querem, mas poucas fazem isso.
    Achoq o q vale msm é vc por a boca no trombone lá na escola. isso vc deve fazer e se a solução nao vier logo de cara, amiga, lá no futuro virá, com certeza.

    Bjs de uma mãe q toma a dor da outra! rsrs

    ResponderExcluir
  17. Oi Ro!
    Nunca tive problemas com a bola, Fui jogadora pela escola e por um clube do bairro. Meus filhos também não tem problema, mas eu digo que tenho sorte com a escola onde ele estuda, pq qualquer atividade que não envolva a todos, a escola sempre tem uma segunda atividade para as crianças nem que seja ficar na biblioteca ouvindo histórias...
    Acho que as escolas em geral pecam nisso. As crianças não são todas iguais, umas gostam de futebol, outras de xadrez...e todas deveriam ser atendidas nas suas necessidades .
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Bom, ouvindo todas vcs, me fortaleci mais ainda prá ter uma conversa com a escola, pois tava achando que eu era meio cri cri demais, mas que bom que vcs concordaram com meu desagrado!! Obrigada a todos vcs pelas opiniões e apoio, beijocasss

    ResponderExcluir
  19. Oi Roberta, eu acredito que vc está sofrendo mais porque teve esse problema e seu filho tem também, vc deve falar com a professora ou diretora se preciso for, o respeito das limitações devem prevalecer, vai munida de laudo médico, documentos que validem a sua interferência de forma segura e tranquila. Pandinha nem precisa saber porque criança ou adolescente não assimilam bem essas diferenças, às vezes se provalecem e não aceitam os limites, como se a mãe sempre os pudesse "salvar", não tem maturidade para entender, mas vc como mãe e pessoa adulta, tem que impedir sim que seu filho sofra injustiça ou até abuso de autoritarismo e falta de visão humanistica e pedagógica na escola, mas munida de toda a razão, fundamentada por orientação de profissionais. minha opinião... beijoooos.

    ResponderExcluir
  20. Ro, eu tbem nunca tive intimidade com bola e como disse a Cynthia, rezava pra chover nos dias de educaçao fisica, ah como sofria qdo era obrigada a fazer algo de esporte. Engrosso a fila das que acham que a escola deve pensar nas crianças que nao tem aptidao para certos esportes, elas(escolas) deveriam ter um leque de opçoes.
    bjks

    ResponderExcluir
  21. Pelo menos a Paola assume que é xiita... rs

    ResponderExcluir
  22. I am genuinely glad to glance at this website posts which contains tons of
    valuable data, thanks for providing these information.
    Also visit my website ; latest transfer news premier league

    ResponderExcluir
  23. Roberta somos dois laterais cruzados que não nos damos bem com a bola. Concordo com você, sua escola está errada. A minha fazia a mesma coisa.

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]