sexta-feira, 8 de abril de 2011

Precisamos falar sobre isso!!

Quando meu filho nasceu, eu olhei prá ele e pensei imediatamente na música do Zé Rodrix que dizia: "Eu quero a esperança de óculos, meu filho de cuca legal..."
Porque era exatamente isso que sempre sonhei pro meu filho, que ele tenha uma cuca legal, que seja feliz, que seja do bem, que tenha princípios, caráter....ele pode ser hippie, gay, tatuado da cabeça aos pés ou vender banana na esquina, se isso for o que o faz feliz, prá mim tá ótimo!!
Não sonhei um filho com TDAH, mas tudo bem, ele veio assim, com esse plus a mais e vamos tocando e ajudando....mas o que mais me apavora nessa vida de mãe é ter um filho usuário de drogas ou um filho mau. Digo MAU, pois acredito que pessoas nascem boas e pessoas nascem más, acredito que o meio é um fator determinante nesse caminho, mas já houve casos de crianças bem amadas e tratadas e se tornarem adultos terríveis, já houve gente tratada pela escória da escória e se tornarem homens de bem!! Há as psicopatias, os distúrbios e toda uma série de fatores que podem mudar sua essencia....ontem, um rapaz com um desses fatores, fez algo que um pai ou uma mãe, jamais poderia imaginar que um filho pudesse fazer, mas ele fez, ele teve suas razões, ele já era um homem morto, morto de sentimentos, morto de vida, morto com a vida...não cabe a mim rotulá-lo disso ou daquilo, cabe a mim prestar mais atençao ao meu filho, olhar prá dentro dele, para sua essencia, cabe a mim, sofrer junto com cada pai e mae que perderam seus filhos ontem, orar por eles, orar por todos....Cabe a mim não fechar meus olhos e ver a esperança de óculos e meu filho de cuca legal!!
Fica como dica, o livro Precisamos falar sobre Kevin .

17 comentários:

  1. Fundamental seu texto. Se os filhos fossem tivessem mais atenção, um olhar mais atento dos pais, uma preocupação com esse carater, com índole, com o ser do bem, mais do que com o ter, o mundo seria outro. Ontem por exemplo, me asssustei ao ir buscar meu filho na esola, a mãe de um coleguinha dele me contou que seu filho estava sem querer ir a escola por conta de uma menina de 6 anos da outra turma que TODOS os dias batia nele no intervalo. A menina, já havia sido repreendida pela profesora e recebia muitos recados na agenda.
    Desta vez, foi chamada a sala da diretora, que disse: " vou ter que chamar sua mãe aqui", a menina respondeu: "Ótimo, assim eu vejo ela!".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto!
    Eu penso como você: só queria que minhas filhas fossem sadias e boas. Uma delas tem TDAH, e vive muito bem. É bem casada, tem uma filha linda, um excelente emprego e leva a vida numa boa. Reconhece as limitações e aprendeu a conviver com elas. É feliz! E é isso que para a mãe importa de verdade.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Post triste e verdadeiro. Amei a frase:
    "cabe a mim prestar mais atençao ao meu filho, olhar prá dentro dele, para sua essencia", pois é isso que não se faz mais. Cada um só olha para sinais exteriores de felicidade e menos para a essência.
    Amei, amei.
    beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Demais, Roberta, só mesmo você para traduzir o que o ontem...grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Esse seu post, muito bem escrito, reforça a frase com qual sempre rebato aos que me dizem querer deixar um mundo melhor pro meu filho.

    Não sou contra essa filosofia, mas acredito do fundo do meu coração, que mais importante que isso é que precisamos DEIXAR UM FILHO MELHOR PARA O MUNDO.

    Também acredito que existam pessoas boas ou más, mas existem também pessoa que foram sendo "estragadas" durante toda a sua criação, muitas pelo "excesso de amor" familiar - que não souberam que quem ama de verdade, tem que dizer Não, tem que impor limites.

    Outras foram "estragadas" pela falta de amor, crianças que sempre conviveram com o descaso, com a violência, com o desamor, crescem adultos ferozes e perigosos...

    Como mães e pais, devemos sempre procurar enxergar que filho estamos criando e deixando para esse mundo, dessa maneira, poderemos ter um mundo melhor de verdade...

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, achei que esse post fosse ser mal visto, mas que bom que vcs gostaram, fico sempre muito angustiada ao ver a cegueira dos pais atualmente, é uma coisa que, creio eu, tem consequencias muito sérias....beijocas a todas!!!

    ResponderExcluir
  7. Bravo Ro!
    Perfeito para todas, que mesmo achando que estão de olho nos seus filhos passem a prestar mais atenção no sei interior, nas sua real essencia.
    Parabéns pelo post muito bem escrito como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Rô,

    Vc esta certíssima quando diz que devemos prestar mais atenção aos nossos filhos, pois acredito que amor, carinho, compreensão e conversa ajudam muito, mas acima de tudo mostrar o certo e o errado. Converso muito com minhas filhas, mas em casa imponho limites, pq elas precisam saber que o mundo ai fora não é um parque de diversões onde vc faz o que quer e o que tem vontade, elas precisam crescer com responsabilidades e saber que o respeito ao próximo é essencial, vem em primeiro lugar. É muito dificil criar um filho, pois as amizades tem muita influência sobre os filhos depois de uma certa idade, mas elas precisam saber que independente de tudo, estamos aqui, se fizerem coisas certas, clherão os louros, mas se fizerem algo que errado, terão que arcar com as consequências dos seus erros.

    Nossa escrevi uma carta!

    Otimo post.

    Bjão

    ResponderExcluir
  9. Oi Rô,

    Lindo texto! ;oD

    Não sou mãe, mas sei que filhos são a esperança de um amanhã melhor do que o hoje que temos. E que muito depende da doação por inteira entre pais e filhos, de todo sentimento que envolve essa relação, do olhar analítico, aquele que enxerga em efeito raio x, por dentro e por fora. Talvez não seja o que vá determinar se o filho será bom ou mau, porém, temos a certeza que faz diferença, e muito.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Amiga vc falou e disse, que transtorno o ocorrido ontem, acho que é chocante p/ todo o país e principalmente à todos que estão ligados a qualquer estímulo de educação na vida de um ser humano, no caso os pais, os professores, como eu, fiquei profundamente chocada e fica aquele pensamento de como proceder nesse momento, como proteger pessoas inocentes que estavam ali na hora certa de cumprir seu compromisso com a educação e na hora errada de uma atrocidade, isso é revoltante e muito triste, não consigo nem olhar mais p/ tv, só rezo e peço a Deus que conforte as famílias desoladas por tal brutal incidente e que ele nos proteja de não nos depararmos mais uma vez com essa situação, bj♥kas e um ótimo fim de semana p/ vc e família, Ana e Nice.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto. Amei quando vc diz que temos que olhar mais para dentro das pessoas. A vida está tão corrida que os pais esquecem de olhar para os seus filhos. Que Deus tenha compaixão de todas as famílias envolvidas no massacre do colégio em Realengo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo texto. Eu também quero ver as minhas filhas felizes e com um bom coração...
    Muita tristeza no que conteceu no Rio...achava que só acontecia casos assim nos EUA onde a educação é mais voltada para o conteudo esquecendo do "ser humano"...

    Obrigada querida pelo carinho no blog...

    Bjss e um ótimo final de semana..

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olha, eu confesso que minhas ideias ainda estão bastante embaralhadas depois do ocorrido, e essa semana em especial também foi muito dura no trabalho. Eu fico fula da vida quando vejo as mulheres pilantras registrando queixas mentirosas só pra pentelhar e criam um tumulto na cabeça das crianças que estão no meio da bagunça armada. Essa semana recebi uma certidão de óbito de uma vítima de agressões. Fiquei me sentindo tão inútil, imprestável mesmo. E as crianças até que o mundo vire do avesso ficam com o pai agressor. Acredito, quase como você, que as pessoas nascem boas E más. Nosso livre arbítrio é que resolve que lado vamos alimentar.
    Viva as famílias que despertam a vontade de cultivarmos o lado bom da vida, do caráter, do mundo!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez o que tu falas aqui, frô, vai bem de encontro ao que penso e à minha forma de expressar! E essas tuas palavras ainda levam a um outro pensar: o de como e quanto os pais de hoje realmente têm olhado pros seus filhos. Quero ver muito pais que saibam dizer não, mesmo em dor, do que pais que doam tudo aos filhos, por culpa de não ter tempo pra ficar com eles.
    Pais que consigam realmente ver e enxergar seus filhos em virtudes, defeitos e principalmente essência!

    Sinto muitíssimo tudo o que aconteceu no RJ, pelas crianças vitimadas, pelas famílias que terão que aprender a lidar com essa ferida aberta e, de verdade, sinto muito, mas muuito pelo rapaz que cometeu essa atrocidade, uma pena sem precedentes e o tenho incluído nas minhas orações também...

    Mega xêro, frô!
    Paty

    ResponderExcluir
  15. Pois é gente, por isso que falo sempre, nao cabe a mim julgar o que levou esse rapaz a esse ato, mas penso que muito ele passou e nunca ninguém percebeu e que gente como ele, está aos montes por aí, soltas, doídas e eventualmente perigosas!! Beijocasss a todass e obrigada pelo carinho!!!!

    ResponderExcluir
  16. Fernanda Reali me indicou aqui e aqui estou. Sou mãe de 3 filhos adultos, mas nem porisso, despreocupada em relação a querer que eles sejam "filhos de cuca legal". Eu penso que fiz minha parte. Fiz com amor, com despreendimento, com tristezas, cansaços, renúncias, escolhas. Ah, não sou boazinha não... não estou me vangloriando, estou constatando que assim como eu, vocês, mães jovens, de filhos jovens, têm os mesmos problemas, pensamentos, receios, dificuldades, alegrias, motivos para comemorações, etc e, com certeza, poderão ver, mais tarde, o que hoje, eu posso: filhos criados, formados, bons amigos, responsáveis, não drogados.
    Os três vivendo suas vidas com dignidade. Acabei de vir do almoço do casamento civil do caçula, que casará, no religioso, na sexta-feira que vem. Felizes, como todos ficamos com isso.
    Meninas, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Eu não consigo falar sobre esse episódio tristíssimo...
    Beijo, amiga.

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]