quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mais um ano se passou...

"AS PESSOAS NÃO DEVERIAM SER DEFINIDAS SÓ PELO TRABALHO, A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS É UM ATO CRIATIVO E CRUCIAL EM QUALQUER CIVILIZAÇÃO"
CAMILA PAGLIA
 
Com essa frase começo meu post de hoje( sorry a ausência, problemas literalmente técnicos), feliz por ter encerrado mais um ano letivo com o Pandinha. Prá mim todo final de ano, vem uma miscelânia de sensações, um alívio por termos chegado ao fim, entre mortos e feridos, todos salvos!! Porque, gente, todo ano é exaustivo para qualquer mãe e qualquer criança, mas uma criança TDAH é um desafio um tantinho maior, tanto prá mim, quanto prá escola e principalmente para a professora, que esse ano, creio eu, levou uma surra rss, quantas vezes cheguei para buscar Pandinha e ela ou me olhava com aquele ar de desespero de quem não conseguiu o que desejava, ou mesmo chorando....bem, faltou experiência, ainda é uma professora novinha e muitos Pandinhas ainda vão cruzar o caminho dela e espero que ela tenha, junto com ele e conosco ( sim, aprendemos todos os dias viu gente!!) adquirido mais confiança e segurança!!
Ano que vem, novo ano, último da primeira fase do fundamental e momento de dar tchau a escola que sempre o acolheu com muito carinho e segurança, errando ou acertando, não importa, valeu a vontade de estar sempre tentando....fica também a minha tranquilidade de saber que não é uma bobagem não estar no mercado de trabalho nesse momento, me dedicando ao meu filho que precisa muito desse apoio. A todas as Mães, parabéns por termos chegado aqui!! Beijocas a todos!!!

16 comentários:

  1. Lindo seu depoimento. Chegamos ao final de mais um ano letivo, o meu ainda tem 2 para concluir o fundamental. Acabei de olhar o boletim dele, pq vemos os nossos esforços nas notas também. Meu anjinho foi aprovado. Na verdade foi aprovado em quase todas as matérias no 3º bimestre por mérito próprio.Ficou faltando só português...
    O Gi é um menino que não gosta muito de estudar em casa, brigamos um bocadinho para conseguir fazê-lo estudar pelo menos 20 minutinhos por dia, mas pelo visto ( notas) é uma criança que presta muito atenção na aula assim e assimila as matérias de uma forma diferente. Gosta de jogos lúdicos. Enfim, agora é descansar um pouquinho, deixá-los se divertirem e o ano que vem já bate a nossa porta. As aulas do Giovanni começam em 24/01/11. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Roberta,
    Parabéns para nós mamães, rsrsrs
    Meu Arthur ainda vai só na escolinha, mas este ano deu pra ver o quanto ele evoluiu, o quanto de desenvolveu.
    Lá ele fez novos amigos, aprendeu a dividir, a guardar os brinquedos e o mais difícil pra ele: a ficar quieto na fila! ahahaha
    Pensando em "ano escolar" do filhote, foi bom sim e que doce sensação saber que fizemos nossa parte :)
    Bjs.

    Seu filho tá lindo, enorme e parece muito feliz na foto!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai mana...lindo teu filhote, o esforço dele, o seu e o da escola! Parabéns a todos! Como vc falou, já não é tarefa das mais fáceis educar uma criança, ainda mais quando a mesma apresenta alguma dificuldade, né não? A cada final de ano, me sinto também realizada como mãe, ao ver meus dois meninos concluíndo mais um ciclo escolar!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Rô,

    Que bom mais uma etapa vencida, para todos vocês, claro! E que o próximo ano possa ser ainda mais próspero para ele na escola e consequentemente para você e a professora. Que possam superar todos os obstáculos sempre juntos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meninas, queridas é dificil e complicado, mas quem nao gosta de um desafio beijocas em todas

    ResponderExcluir
  6. Fiquei emocionada, querida...
    Minha sobrinha mais velha tem TDAH e problemas sérios e incuráveis de visão. Como meu coração se aperta a cada exclusão que ela sofre...dá vontade de esganar o mundo e colocar ela no meu bolso e protegê-la para sempre!
    É incrível como ensinam às crianças para separar, desunir, discriminar e rotular as pessoas. Sem isso o mundo seria bem melhor.
    Melhor para o Pandinha.
    Melhor para a Ana Vitória.
    Logo: muuito melhor para a Roberta e para a Fátima.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá Roberta

    Ano após ano, e não nos damos conta quão rápido o tempo passa. Curta muito seu filhote, pois crescem muito rápido. Parabéns ao garotão.
    Uma ótima sexta-feira.

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Ro, ele é muito fofo, essa carinha de menino maroto é irresistivel. Olhando bem essa foto, vejo que Pandinha é vc (parecido demais da conta)e como diria minha Vozinha:é vc cuspido.
    Belas palavras, belo post e parabéns à vc "grande mae".

    ResponderExcluir
  9. Rô, bom dia e Parabéns por mais esta fase, eu tenho duas na escola, estão na segunda fase do ensino médio, A Gigi é super hiper estudiosa e organizada, já a Gabi é meio o oposto, desorganizada, faladeira, não gosta de estudar, porém é esperta e pega as coisas no ar...eu acho que ser mãe full time me faz perceber que as diferenças não atrapalham, claro que cobro boas notas e bom comportamento,mas não posso cobrar a mudança de personalidade nem fazer comparativos entre elas, pq cadauma mostra seu resultado independente da personalidade.

    Amiga, somos mães presentes e acho isso importantíssimo, ano que vem serão os 3 na escola...lá vem o Gu...nemquero imaginar como ele será na escola...kkkk

    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Parabéns p/ vc amiga por mais essa conquista e parabéns ao nosso querido Pandinha pela dedicação na escola, bj♥kas minha e de Mamis p/ vc, ah!!!, Pandinha tá cada vez mais parecido com vc , o sorriso então é o mesmo, adorei a camisa dele, puxou o bom gosto da mãe, ;)...

    ResponderExcluir
  11. Oi Roberta,
    Parabéns a vc e a todas as mães (minha filha já está criada e formada).
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi.. Tava passeando pelos blogs amigos e ví o seu.. Tá de parabéns viu? Vou te seguir e voltar sempre por aqui! Tenha um ótimo final de semana flor =*

    ResponderExcluir
  13. Roberta, a minha já está na faculdade mas o sentimento é o mesmo, coração de mãe fica apertado sempre.
    Carinho e atenção são essenciais.

    Bjks

    ResponderExcluir
  14. ROBERTA,
    POR AQUI TAMBÉM PASSAMOS DE ANO , VAMOS AO ULTIMO DO FUNDAMENTAL,RASPANDO EM HISTORIA MAS VALEU O ESFORÇO,OBRIGADA PELA FORÇA,MOEMA.

    ResponderExcluir
  15. Queridas, todos temos nossas confusoes com filhos e escola, estudos e etc.... mas creio que uma boa escolha da escola ajuda muito!!!

    ResponderExcluir
  16. Ro...Tbm fiquei out por motivos técnicos, mas querida... que lindos, vcs dois!!! Amor imensoooo... e concordo com Paglia... Realmente, tão difícil educar, nao? Muito amor, compreensão, paciência e carinhooooo...
    Tá na cara que vc é uma maezona, e reconheço que deva ser bem mais dfícil quando a criança ´tem alguma 'especialidade', minha pequena é uma danadaaaa e omais velho, reflexivo demais... Deus nos ilumine e aos nossos amorzinhos..
    Beijinhos, querida.

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]