sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Liberdade para sentir...o que quiser sentir....


Outro dia conversando com a Cynthia, do Fala, Mãe, chegamos a conclusão que tínhamos uma imensa dificuldade em nos aceitar desanimadas, entristecidas por qualquer motivo e tivemos a idéia de compartilhar textos sobre esse assunto, como ela mesmo diz, sem fazer uma apologia a tristeza, mas dar uma carta de alforria a qualquer emoção!!!

"TRISTE, ALEGRE, TRISTE, ALEGRE, MAIS OU MENOS, CONTENTE, ANIMADA, DESANIMADA....SÃO SENTIMENTOS QUE PERMEIAM NOSSAS VIDAS, UNS COM MAIS INTENSIDADE, OUTROS COM MENOS, MAS A QUESTÃO É POR QUE, QUANDO SE TRATA DO TRISTE, É TÃO DIFÍCIL DE ACEITÁ-LO COMO PARTE DE NOSSAS ROTINAS? POR QUE FALAR SOBRE ISSO? PORQUE DE UNS TEMPOS PRÁ CÁ, TEMOS ACOMPANHADO ALGUMAS AMIGAS, NÓS MESMAS ATÉ, SENTINDO-SE QUASE COM UMA CULPA POR NÃO ESTAR NO TOP10 DO HUMOR!! OUTRO DIA MARIDO ACHOU QUE PRECISAVA VISITAR UM MÉDICO, POIS TAVA QUIETINHA, MEIO TRISTINHA....ORAS, COMO ASSIM? TO QUIETA, TO TRISTINHA E TO VIVA!! QUE ESTRANHO SERIA SE VIVESSE EM UM ESTADO DE ALEGRIA CONSTANTE, QUE NUNCA HOUVESSEM DIAS DE BODE?? COMO DIZ O FREJAT, RIR DE TUDO É DESESPERO...!!!.A VIDA TEM NOS COBRADO, TALVEZ MAIS DO QUE PODEMOS DAR, GERANDO UMA ENORME ANSIEDADE, QUE INVARIAVELMENTE GERA UMA TRISTEZA BEM LEGITIMA E FUNDAMENTADA: NAO TENHO PERNAS E BRAÇOS PARA DAR CONTA DE TUDO!! SERÁ QUE CORRESPONDO AO QUE ESPERAM DE MIM? SERÁ QUE CORRESPONDO AO QUE ESPEREI DE MIM? SAO QUESTOES QUE NOS ATINGEM DE FRENTE COM UMA CERTA CONSTÂNCIA E CLARO QUE NOS AFLIGE A FALTA DE UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA....O FATO É QUE:
NÃO VIVER 100% O TEMPO NÃO É ERRADO, VIVER 100% O TEMPO TODO, É BEM ESQUISITO, PENSEM NISSO E NÃO SE COBREM TANTO EM ESTAREM SEMPRE LÉPIDAS E FAGUEIRAS, AS VEZES O LUTO POR UMA SITUAÇAO QUALQUER É O PASSO QUE NOS LEVA AO BEM ESTAR SEGUINTE....
Cynthia do Fala, Mãe fez um texto muito inspirador sobre esse assunto, visitem e se permitam, sempre!!! Beijocas

16 comentários:

  1. Rô, bom dia!
    Nem sempre estou com vontade de sorrir, mas nem por isso estou triste. Eu tenho meusmomentos de introspecção, só meu, que se resolvem quando faço algo que realmente gosto (artesanato, costura), ou simplesmente dormindo, quando acordo me sinto melhor (evito muito dormir de dia), ou tomo um banho inspirador, lavo os cabelos, esfolio a pele, saio outra. Ja fui mais down, teve um tempo que vivia triste, nada me alegrava, parecia que vivia de mal com o mundo, mas até que um dia pensei que não era o mundo que precisava mudar e sim eu, mudei aos poucos, e hoje vivo bem.
    Desculpe o desabafo)

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta,
    Todas nós poderíamos ser tristes à vontade se fossemos da geração Bolero, Tango, mas depois do advento da Bossa Nova e do Rock, ninguém mais teve uma boa música de fossa para ouvir e nem chorar no quarto.
    Adorei o texto, mas ficar triste nos dias de hj é ficar fora do tom.
    Bjkas e um ótimo final de semana.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O fato é que somos humanos, não robôs. Temos sentimentos. Nem sempre dá pra esconder o que sentimos, se bem que esconder não é o melhor remédio. Mas a gente tem que agradar a si mesmo primeiro!

    ResponderExcluir
  4. Ro querida.....apoio total a liberdade e achei ótima a idéia......estava falando quase a mesma coisa com a comadre ontem....é bom conversarmos sobre as nossas dificuldades, sobre nossos erros, parece que quando vemos e ouvimos o outro, nos colocamos na situação e as coisas se encaixam melhor em nossas mentes...
    Beijos
    Andrea Joao (RECOMADRES)

    ResponderExcluir
  5. Roberta,
    Meu 2° nome deveria ser ansiedade, ahaha
    Eu me cobro muuuuito e sei que essa talvez, seja a raiz da minha insônia :(
    Ás vezes quero controlar tudo a minha volta e isso gera um estresse danado, pois é impossível. Tenho muitas qualidades, mas esse é com certeza meu maior defeito!
    Mas realmente acho que deveríamos nos sentir livres para sentirmos aquilo que queremos sentir, seja alegria ou tristeza, sem cobrança ou pressão ;)
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. A felicidade é feita de momentos felizes, justamente para que possamos apreciá-los!!! Ninguém é 100 feliz mas, como diz a sua amiga Cynthia no link que você postou, as pessoas aceitam tudo, menos isso... Gente deprimida ou carente dá medo... Pois bem, os medrosos que fiquem longe, concordo com você, a liberdade tem de ser completa, inclusive de sentimentos!!!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  7. Quanto mais a gente se cobra por mínimas coisas, mais a gente acaba se enbtristecendo. A gente precisa aprender sim a ser mais "cuca fresca", e se está triste, deixar-se ficar um pouco no seu canto, sem culpas, mas é preciso saber a diferença de se permitir e lamber feridas, né?! ;oD

    E vc, bonita, está melhor?? Espero que a as dores já tenham lhe deixado em paz!
    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Sim meninas, devemos exaltar a felicidade com certeza, mas lembrar que a vida é feita de momentos, nem sempre sao momentos felizes e quando a tristeza vem, nao é para cultiva-la, mas deixar que ela tenha o seu momento!! Beijos em todas

    ResponderExcluir
  9. Eu sou humana, oras estou feliz, oras estou triste, oras muito feliz e oras nem sei o que estou. Eu me permito viver meus momentos e assim as coisas correm.
    As pessoas confundem tristeza com depressão, e hoje eles parecem ser quase sinônimos.
    Vejo que as pessoas tem uma tendência de se autoproclamarem deprimidas, como se fosse vergonha dizer que se sentem tristes, isso é o ó.
    Vivemos numa sociedade onde não podemos ficar tristes , necessitamos ser fortes, corajosos e felizes todo o tempo, que hipocrisia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Parece que o pessoal tá com a gente né? É a trupe da dona Martha, salve, salve rs! beijo querida e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  11. É muito difícil falar que não nos cobramos muito, infelizmente, acho que a maioria de nós queremos estar sempre "na ativa". De tanto eu querer ser perfeccionista adoeci e a médica me disse que: enquanto eu exigisse tanto de mim não melhoraria, então tive que aprender a aceitar esses momentos de "imperfeição". E confesso que não é fácil, mas hoje me dou o luxo de exteriorizar se não estou bem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Roberta
    Escrevi um coment lá no blog da Cyntia fala mãe, tentando me expressar um pouco sobre esses sentimentos adversos que sempre pintam em nossa caminhada.
    Como é meio longo (coitada da Cy) peço que vc. leia também.
    bjus no coração e força na peruca!!
    yvone

    ResponderExcluir
  13. Rô amigona concordo plenamente com vc e a liberdade de sentimentos p/ mim nada mais é que o respeito que nos impomos para que possamos sentir o que se passa dentro de nós e assim sentir-se bem primeiramente conosco e assim tbem estar bem para os que nos rodeiam, te desejo uma mega semana, bj♥kas minhas e de Mamis 4 y♥u, ;)...

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Mas que texto maravilhoso, amei!!!

    Eu me cobro de mais, e pelo que li aqui não sou a única.
    Mas ao passar dos anos a gente aprende né!!!

    Depois de adquirir um bela gastrite e perceber que a minha vida não era só trabalho, e me pertir a viver, a ser feliz mesmo que da minha maneira, consegui me equilibrar muito.
    Momentos de tristeza e depre as vezes surgem, mas me permito senti-los por um tempo que julgo necessário, depois ligo o som e me entrego a música, e deixo somente as boas energias virem.Melhoro em instantes!!!

    Bjos amada!

    ResponderExcluir
  15. Oi Roberta,
    Que texto mais lindo!
    Mas olha, acho que este sentimento é coisa de mulher, ou melhor, bem coisa de mãe... Temos que estar sempre super bem, senão tudo em volta piora. Então não nos permitimos estar tristes, pra baixo, sem energia, e tal...
    E hoje mesmo tava vendo o programa "Sáude...", esqueci o nome, do canal GNT. Bem, tinha um especialista em energia, feng shui, falando que a principal energia da casa, era da "mãe". É a "mãe" que regula a energia da casa. Importante isto, né?
    Mas, mudando de assunto, obrigada pelo seu comentário no meu blog! aliás, sempre carinhosos e presentes. Eu, ando em falta contigo. Tenho entrado por aqui muitas vezes, mas quase nunca deixo comentários. Mas estou sempre por aqui.
    Beijos enormes e boa semana...

    ResponderExcluir
  16. Oi Rooooo!!

    Vesti total a carapuça conforme já havíamos conversado...tava com saudade daqui...bjo enorme!!

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]