segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Comentários....da série é bom mas é ruim, é ruim mas é bom!!!

De uns tempos prá cá, tenho visto algumas colegas de blog, ficarem meio tristinhas pela falta de comentários em seus blogs, que elas fazem um trabalho bacana e ninguém ou quase ninguém comenta e ficam desanimadas e pensam até em desistir do blog. O que sempre digo é o que realmente acho: Escrevam o seus blogs por prazer e ponto final. Quando comecei a escrever esse blog amado, quem comentava era minha irmã, depois algumas primas e tias e só. Custou um bocado para que me conhecessem e sabem de uma coisa? Acho que meus melhores e mais divertidos posts, foram os que menos comentários tiveram, lá trás, onde com certeza escrevia para mim e para quem porventura batesse aqui por acaso.....Não que esse retorno de vocês não seja importante, muito pelo contrário, comentários são nosso termômetro, mas jamais serão meu castrador, meu desejo em escrever é inerente a quantidade de espectadores, ele é latente e sempre que escrevi tentando agradar o outro, me senti mal. Vale é a sua libido, seu desejo e seu prazer em estar aqui, com a frequência que melhor lhe convir, 1, 2 ou 30 comentários, só dão o tempero a mais para que continuemos com a nossa maravilhosa sopa de letrinhas!! Relaxem queridas, sejam felizes fazendo o que gostam, pois afinal e isso o que importa e é isso que fica!! Beijocas e boa semana para todos

23 comentários:

  1. Roberta, adorei este texto, eu comecei o blog para escrever sobre o que me dá prazer e assim quero continuar. Vejo gente correndo atrás de seguidores e comentários, minha pergunta é pra que? Nao é melhor poucos mas bons comentários de gente que realmente nos leu? Penso que sim.
    Boa semana.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Roberta, a questão é um problema de insegurança. Digo isso, porque hoje sou mais insegura do que era antes, então ás vezes fico atenta á essas coisas, se as pessoas estão vindo, se estão lendo, porque não comentaram, etc.
    Mas quando eu "relaxo", escrevo pra mim, de coração e mesmo tendo poucos comentários, é uma sensação muito boa :)
    O blog deve ser uma "terapia" para nós mesmas e não para agradar os outros. Mas ás vezes fica inevitável não pensar "será que tem alguém lendo isso?"
    Mas é claro que não podemos deixar isso tomar conta, se não o blog fica chato, perde a graça!
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Tô contigo e não abro mana! A gente tem que fazer o que gosta para a gente! Se alguém comenta ou elogia nosso trabalho ou o que fazemos, ótimo! Caso contrário, não devemos entristecer por isso! A alegria tem que estar na composição e não somente no resultado!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Pensa da mesmíssima forma: escreva para si mesma e serás mais feliz com seus manuscritos do que com comentários de outrem.

    ResponderExcluir
  5. é isso aí... temos que ter claros os objetivos do blog... se a gente quer "ibope" estamos no lugar errado... a blogsfera é muito grande!
    se a gente quer desabafar, trocar, rir, conhecer outras experiências, o volume de comentários é consequência...
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Rô,

    Concordo com vc, eu comecei o blog sem pretensão nenhuma, então o que vier é lucro, ja lucrei bastante, conhecendo pessoas como vc, mas não me atenho a quantidade de comentários, é claro que gosto de receber, porém escrevo e mostro o que gosto. Se as pessoas comentam fico feliz. Mas deixar de postar pq não comentam não tem nada a ver.

    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Oi, linda Rô.
    Obrigada pelo carinho lá no Soul...
    Então, o único problema é que pra endurecer essa minha 'pequena bunda', haja academia !
    Tô pensando seriamente em me mudar pra academia de mala, cuia, máquina de costura e cachorro. rs
    Quem sabe ajuda, né ?
    Uma ótima semana pra vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ro,

    Concordo com você!

    Claro que quando montamos um post gostaríamos muito que várias pessoas lessem, porém fazer disso uma prioridade, uma válvula de afirmação não adianta, querer fazer com o que os outros gostem é na certa frustração em vista.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Roberta, acho que essa obrigatoriedade de se querer ter uma infinidade de comentários é uma cobrança imposta no meio bloguístico. O nosso compromisso é com nossos seguidores,parceiros e acima de tudo amigos. Curto demais seus posts, são desprenteciosos e leves. De cobrança já chega a vida!

    ResponderExcluir
  10. Meninas, penso que como vcs mesma disseram, que o lucro disso tudo é fazer amigos, dividir experiencias, trocar idéias, escrever o que se gosta, esse é o grande lance!! Beijocas a todas

    ResponderExcluir
  11. Falou e disse dona Ro, afinal as vezes a gente mesmo le e nao comenta por diversas razões, nao tem que ter nóia. Sempre alguem vai ler e gostar, ou nao, comentar é outra coisa rs
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Assino embaixo amiga, o importante e vc sentir-se bem com o que está fazendo, no começo foi assim comigo tbem a gente começou praticamente juntas, lembra?!!!, eu em abril e vc em outubro, tinha vezes que era só vc e eu comentando em meu blog, sempre penso em vários aspectos de minha vida da seguinte forma, a qualidade é melhor que a quantidade e nem sempre o caminho mais rápido é o mais promissor, dar tempo ao tempo, paciência e tolerância são virtudes, não podemos deistir de primeira vez, a vida é feita de altos e baixos, persistir é importante não para os outros mais p/ si mesmo, bj♥kas e uma tarde linda Rô queridona, bj♥kas minhas e de Mamis 4 y♥u, ;)...

    ResponderExcluir
  13. Oi linda, como passou o final de semana e as dores, sumiram?Está se cuidando?
    Concordo com tudo o que vc escreveu.É lógico que gosto de comentários, estaria mentindo se não gostasse, mas o mais importante é fazer o que a gente gosta e nos dá prazer. Eu estou amando ter um blog, andar por essa imensidão que é a internet, conhecer pessoas diferentes que falam a mesma lingua que eu, ou que gostam das mesmas coisas que eu, mas também conhecer pessoas diferentes que tem outros pontos de vista. Tudo isso é crescimento e é muito mais do que comentários. Quantidade não é qualidade. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Isso mesmo, Ro...
    Eu nem tinha tanta 'audiência' há alguns meses atrás... rs... De repente, comecei a visitar uns blogs, conhecer uma meninas... e aí, fiz uma rede bacanérrima... Claro que tem muito gente que a segue apenas pq vc faz sorteio, ou quer ver alguns looks (no meu caso), mas tenho uma frequencia de carinhosos recadinhos de amigas meeeesmo... adoroooo! Elas sim me fazer feliz, e nao apenas ver 30, 40 comentários... rs... Vc sim, adoro suas visitinhas lá no Caixa!
    Beijinhos, Ro...

    ResponderExcluir
  15. É fácil superar essa crise da falta de comentários. Basta lembrar a razão de termos um blog (a menos que o blog tenha sido criado pra vender alguma coisa!rs).
    Fiz meu bloguinho no começo do ano, porque senti a necessidade de aumentar minha comunicação comigo mesma. Ampliar meus conceitos, ideias e horizontes. E meu blog é o máximo pra mim, porque me dá tudo isso.
    O comentário é aquela alegria surpresa de receber um carinho de amigos que vamos conquistando pela estrada.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Roberta,

    Já li alguns posts seus, mas acho que nunca comentei... ;D

    Adorei o que você escreveu. É verdade, temos que "blogar" por prazer, porque nos faz bem, e não para agradar os leitores ou para receber mais visitas.
    Se escrevemos algo que nos motiva e agrada, com certeza as pessoas gostarão também.

    Poucos comentários não me desestimulam, o que me deixa pra baixo é comentário grosseiro!
    No mais temos que tocar o barco... e com certeza o resultado virá mais pra frente.

    ResponderExcluir
  17. É verdade Rô, mas se trata de segmentos de blogs, quando a gente gerencia um blog que fala de empresas e produtos em geral, é ótimo ter um retorno da opinião dos leitores e com isso conseguimos fazer um sorteio e principalmente a empresa fica sabendo como está o seu produto. As empresas esperam esse retorno do nosso público, por isso os comentários são tão importantes.

    ResponderExcluir
  18. Sis eu concordo plenamente ...por ex meu blog tem mais de um ano e nao tenho cem seguidores ,nunca tive 20 comentarios ...Mais isso nunca me intristeceu ...porque atravez dele fiz amizades preciosas como a sua por ex ...quando eu falo que gosto de voce pode ter certeza que gosto mesmo ! Pra mim o blog e asssim quando tenho vontade de escrever eu escrevo ...e se nao tiver vontade eu nao escrevo ...la e meu espaco livre ..onde posso escrever ou nao .Comenta que quizer ...claro que a gente fica feliz com os coments ...mais a gente sente que tem pessoa que comenta so pra vc comentar no blog dela ...eu comento em alguns blogs e a pessoa nunca comentou no meu ...isso me intristece ? DE FORMA ALGUMA ..se eu gostar do que a pessoa escreve do blog ...ela nao tem que necessariamente gostar do meu ...Isso nao me afeta .Meu blog meu diario ,minha diversao !
    bjim

    ResponderExcluir
  19. Olá Roberta

    Concordo até certo ponto. Acredito que todos necessitamos desses comentários e como vc diz é nosso termômetro. Aliás, penso que eles são o sustento dos blogs. Quando entro em blogs que não os tem, sinto como se estivesse em um campo stéril. Mas normalmente, se o blog é bom, ocorre só no início, depois os comments são uma consequência.

    Bjo

    ResponderExcluir
  20. A ideia é doar e passar para frente o que achamos que pode ser bom, o que vier , vem com muito carinho e é bem vindo.
    bjs
    Lulu & Sol

    ResponderExcluir
  21. Qdo começei o meu blog, tinha 4 visitantes,minha mae,irma,marido e eu, fiquei muuito tempo assim, o meu objetivo era reunir aqui as coisas que gostava,fazer um grande albúm. Mas concordo contigo,temos que blogar por prazer.
    bjks

    ResponderExcluir
  22. Claro que gostamos de ler comentários, mas nem sempre é possível, nesta época então, uma correria, mas o importante é que o blog seja feito sempre com carinho. Bjs, Rose:D

    ResponderExcluir
  23. Os blogs são como obras de arte, merecem reconhecimento, e comentar é a forma de fazer isso. Eu costumo comentar tudo o que leio na web, a não ser que não tenha gostado nada do que li, nesse caso prefiro ficar em silêncio mas, felizmente, isso acontece poucas vezes.
    Gostei muito do seu blog, é variado, o layout bonito e os assuntos interessantes!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]