segunda-feira, 24 de maio de 2010

Caminho para o fim.....é tão difícil...


Afinal, o que leva uma pessoa tirar sua própria vida?? Bem, várias coisas me vem a mente, total desespero,  desperança, desamor....a lista é grande, mas é justificável?? Infelizmente, aqui em Brasilia, tem acontecido com uma certa frequência, jovens, mas jovens mesmo, se atirarem de um shopping da cidade, ali, no meio do burburinho de gente, lá, com toda platéia disponível, esses jovens se atiram no meio da praça central, rumo a morte certa....ontem aconteceu novamente....soube porque estava passando em frente e minha irmã que trabalha por perto, disse que quando fecham as portas desse Shopping e tem policia na porta, é certo que houve outro suicídio e depois nos confirmaram a notícia....fiquei arrasada como mãe, como gente, como um ser humano que não suporta a idéia da morte, quanto menos quando é pré-concebida....o que esses jovens tem em comum, é que são jovens que não suportam a vida, no sentido de realmente não ter suporte para viver nesse mundo...Bem gente, cheguei num impasse nesse ponto, fui pedir a opinião de Papis e Mamis sobre esse assunto e ambos acharam que é um assunto extremamente delicado e complexo, e sabem, não há dúvidas, realmente é algo velado, dificil de falar, doído até o último fio de cabelo.....sendo assim, resolvi parar por aqui e simplesmente dizer o quanto fiquei triste por essa familia, o quanto tive medo, o quanto quis abraçar e amar meu filho e desejar que isso seja o que vai me ajudar a ter o melhor acesso possível a esse ser tão amado...beijos a todas!!!

16 comentários:

  1. Oi Rô,
    Assunto brabo amiga, isso me deconcerta também... a gente nunca sabe o que passa na cabeça do outro...tenho medo também...como mãe me desespero, como ser humano me questiono, como pode alguém tão jovem não aguentar mais a vida, esta que é cheia de coisas boas, numa idade onde só os sonhos deveriam ocupar a mente...é assustador!!! Esse é mais um dos muitos motivos pra mantermos nossos olhos e corações bem abertos aos pequenos sinais de nossos filhos e amigos.
    Por falar em amigos, você me emociona sempre e hoje, me senti uma amiga muito querida com suas palavras doces...te conhecer também não tem explicação, ou tem, o fato é que ainda vamos tomar uma boa chícara de café juntas, um dia, em algum lugar, eu tenho certeza!! Obrigada pelo carinho sempre!!!
    Beijos amiga,
    Cris João.

    ResponderExcluir
  2. Rô, triste...não tem como não pensar em nosso filhos e a pergunta vem: por que? É angustiante, não consigo imaginar a dor dessa família e também não consigo imaginar uma mãe não perceber a dor de um filho...pois antes do suicídio ele já havia morrido por dentro com certeza!
    Bjks.
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Eu também não entendo, flor.

    Quem faz a vida somos nós mesmos.

    Beijo,
    Nara

    ResponderExcluir
  4. Sabe..e às vezes bastava um gesto. É muito triste.

    ResponderExcluir
  5. Triste em todas as formas, difícil não pensar nos filhotes, é muita angústia, depressão ou tudo junto, o não ver o que está trás da porta, pior, o não querer ver...muito triste!! Bjinho!

    ResponderExcluir
  6. Cris amiga querida, claro que essa xicara de café vai acontecer!! Querida, eu não posso avaliar o que deve ser uma dor dessas, pois se perder um filho já é insuportável, ver o filho tirar sua vida, deve ser algo inimaginável, temos que estar sempre tão atentos!!! beijos

    Mari, concordo, com certeza essa pessoa já morreu por dentro...beijos

    Nara, quem pode entender algo assim né?? beijos

    Marina lindona, essa foi a grande discussão, será que com um pequeno movimento numa outra direção, não teríamos condições de mudar isso?? beijos

    Cris, primitcha, recebi seu recadinho, olha, eu nem sei se deveria ter levantado um assunto tao pesado assim, mas quase todas aqui temos filhos, e acho que vale como um alerta, é muito doido para um pai ou uma mãe não ter acesso livre ao filho e não se dar conta do que se passa.....beijos

    ResponderExcluir
  7. Roberta, aqui em Fortaleza, há uns anos, aconteceram vários casos idênticos ao que vc retratou... Inclusive, uma garota que morava aqui no meu prédio, tbm foi uma delas...
    Uma moa aparentemente feliz, engraada, mas enfim... Nao sabemos nunca o que leva de fato, uma pessoa a cometer suicídio...Apressar o seu final.. a vida nao vale a pena pra eles? Coragem? Covardia? Nao sei...
    Concordo com vc... temos que amar os filhos... e deixá-los seguros desse amor, e que tentar levar a vida de forma mais leve, sem tantas pressões...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  8. Rô, não sabia desse lance de brasília, fiquei igualmente chocada! Banalizar a vida dessa forma? Não podem estar cientes do que fazem, não podem estrar cientes de que não tem volta. E os pais? Não pensam neles? Não sentem amor por eles? Não recebem amor? Mesmo sendo um assunto complexo, taí respostas que eu gostaria de saber, porque sinceramente, não dá pra entender...
    OBS: Fiquei Muito contente de falar contigo amiga, adorei, já te adorava antes mesmo de ouvir sua voz! (tá ficou meio lésbica essa declaração, mas tudo bem rs...)
    beijo querida, espero nos falarmos de novo em breve.

    ResponderExcluir
  9. Amiga Rô,
    Relendo o meu e o seu comentário, percebi que não expliquei o CHIcara. Claro que é com X, mas uma vez questionado, meu mais novo, que é liso que nem uma banana, respondeu: "Chícara com CH é daquelas grandes e com X é a pequenininha...", pode??? De qualquer forma fica o convite pro café que pode ser numa Chícara, ou numa Xícara, ou numa Caneca ou num Copo, você escolhe!!
    Beijocas,
    Cris joão.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Roberta, não sabia disso, não!
    Triste mesmo! Não tenho nem palavras...

    Bj

    ResponderExcluir
  11. É, amiga, assunto difícil de se entender, pois cada cabeça é uma setença e a gente quando vê uma situação assim fica totalmente sem argumento, pois só quem cometeu tal propósito e que sabe o porquê, uma vez aconteceu em um prédio em frente aqui de casa, e já fazem uns 5 anos, até hoje todo mundo se pergunta o motivo, pois era um jovem alegre, com pais presentes, muitos amigos e ninguém entende nada, é estranho, justificar algo nesse tipo de situação é praticamente impossível, mas mudando de assunto amiga adorei a saga de Pandinha com a minipizza, provavelmente p/ ele o tamanho da pizza seja especial, tenha um quê a mais, ele é uma graça, rsrsrsr!!!, adorei, bjkas enormes p/ vcs amiga e um lindo dia, ;)...

    ResponderExcluir
  12. Xará , nem quero imaginar a dor de uma dessas mães. Triste é uma palavra que não alcança a totalidade de um sentimento desses.
    No próximo abraço do Pandinha , diz que foi a "tia" Ro que mandou.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir

  13. Acho que hoje em dia falta uma base familiar e religiosa na vida dessas crianças-jovens.
    Infelizmente ,muitos pais não têem tempo para os filhos, ou porque precisam trabalhar, ou porque tem assuntos que acham mais importantes delegando a educação dos filhos, somente a escola ou a empregados.
    Numa família bem estruturada, isso pode até acontecer, mas é muito mais raro.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi Roberta,

    Esse [o suicído] é uma das características humanas mais difíceis de se entender, né?

    Já parei para pensar no assunto mas sem nenhuma conclusão porque não há coerência quando alguém toma a atitude de acabar com tudo. Cheguei a pensar por um tempo que se tratava de um ato de muita coragem, depois pensei no inverso, só posso imaginar como é triste para quem fica.

    Quando eu cursava último ano do colegial, uma colega se matou porque o namorado terminou o namoro. A frieza que ela teve em premeditar seus últimos passos é um assunto inacreditável.

    Esse episódio marcou todas nós naquele ano, e em nosso último encontro de ex-alunas o assunto foi lembrado. Triste demais.

    Grande beijo e excelente e glamourosa viagem. Aguardamos notícias...

    Cris*

    ResponderExcluir
  15. Com todas vcs compartilho minhas dúvidas e angústias em relação a essa assunto, não entendo, não gosto de imaginar a dor dos que ficam, perdemos uma amiga querida há 3 anos atrás e até hoje fico inconformada, sempre penso no E se....não tem como ficar no mínimo chocada com essa atitude!!! Meninas, grande beijo para todas!!!

    ResponderExcluir
  16. Puxa Rô! Que absurdo isso! Eu não vi nada na televisão. Caramba, fico até sem palavras, e como seus pais disseram, é um assunto totalmente delicado. Às vezes pode ser, que vai até além de não suportarem mais a vida. Nossa, é indiscutível, mas triste e amendrontador demais!

    Bjs

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]