quarta-feira, 28 de abril de 2010

Procure, pesquise, converse....

Desde que o Pandinha era bem pequeno, coisa de 01 aninho, começaram a me dizer que ele era estrábico. Primeiro foi um pediatra de muita experiência em Brasília, foi eu entrar no consultório dele e ele na hora me perguntou, tomei até um susto, mas já tinha reparado que o olhinho esquerdo dele, nas fotos, dava a impressão de estar mais paradinho....depois, quando entrou um cisco (um monte Everest) no meu olho e tive que tirar na oftalmologista, ela olhou para o Pandinha e falou a mesma coisa, fez vários exames e disse que ele teria que usar tampão por no mínimo 03 horas por dia, o que me deu uma dó, pois ele estava começando a andar e achei que isso poderia atrapalhar, bem, de toda forma, decidi consultar um segundo especialista. Esse me disse que se ele tivesse estrabismo, rasgaria o diploma dele, claro que pedi para ele escrever um relatório me dizendo as exatas palavras dele.....resumindo a ópera, várias visitas a especialistas, uns dizendo que, não, nunca ele teria estrabismo, outros jurando de pés juntos que ele era estrábico, nada muito visível, mas estava lá....e eu enlouquecendo com essa confusão, resolvi parar, deixar quieta essa coisa toda por um tempo....retomando agora o dilema, finalmente chegamos a um veredito, ele tem uma falta de convergência, bem acentuada, mas com alguns exercícios ( já em andamento), tudo ficaria bem....sintomas?? Bem, é um tanto complicado para ele poder dizer, levando-se em conta que ele nunca viu o mundo de outra forma, mas basicamente ele leva mais tempo para focar uma linha, tem um pouco de dor de cabeça, coça muito os olhos ( como que buscando um foco mais claro) e no caso do Pandinha, foi mais complicado perceber, pois ele é TDAH e tem aversão a escrita, mas tanto pode ser umas das caracteristicas do transtorno, quanto uma dificuldade real da tal falta de convergência....o que posso dizer disso tudo?? Mães, Pais, gente, fiquem atentas ao que seus filhos dizem, a pequenos atos que podem parecer banais e acima de tudo, procurem sempre várias opiniões de profissionais, para chegarmos ao diagnóstico correto( espero que sim!!) contabilizamos 6 médicos!!
Espero poder ter ajudado de alguma forma!! Um grande beijo focado!!
* Editado pós postado: Tenho que acrescentar um detalhe gente, minha tia que é fonoaudiologa me deu uma baita ajuda me recomendando a procurar um ortoptista, do contrário ainda estaria de oftalmo em oftalmo ouvindo um negando o outro....Valeu Carminha!!

10 comentários:

  1. Rô, há mais ou menos 3 anos diagnosticaram estrabismo no meu filhote, ele usa óculos desde então e tampão tbm! É tão charmoso...
    Mas a gente sempre arranca um pedaço do coração quando algo acontece com eles, não é?
    Beijinho, Amiga
    Dani
    P.S. quase caí da cadeira de rir do seu comentário no meu post! Figuraça!

    ResponderExcluir
  2. Ai frô, não deve ser fácil sentir e ver seu filhote com alguma dificuldade né. Mas está certinha, hoje em dia tem mesmo que pesquisar e sair procurando váaaaarias opiniões, pq, infelizmente, o que mais tem por aí é medico que deveria, sim, comer seu diploma.

    Um xêro, frô, e com certeza tu ajudou.

    paty

    ResponderExcluir
  3. Tb sou assim Rô, não me contento com uma opinião só, pois tem cada médico maluco por aí, se tem...
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga,
    Também estava com saudades, dei uma paradinha pra tentar botar as coisas em ordem, mas sou tão lerda que só arrumei metade da bagunça, e como tem bagunça por aqui, e depois eu continuo, na esperança de quem sabe um dia, terminar a tal arrumação...
    Adorei as fotos, que linda família você tem!!!
    Sobre o post, meu Marcus também tem o mesmo problema que seu pandinha, "faz" desde pequeno
    exercícios com tampões, mas a melhora é mínima e lenta. Comprei um tapa-olho de pirata numa casa de artigos para festas e tem sido bem mais agradável do que o tampão adesivo, que além de chato ainda provoca, no coitado, uma tremenda alergia. Nosso oftalmo sugeriu que pra ser menos "traumático" que ele use apenas em casa, de preferência pra jogar video-games ou computador. A gente até que tenta, mas na prática, é bem mais complicado!!
    De resto amiga, a gente vai levando...
    Beijocas cheias de saudades e glamour,
    Cris João.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fiquei super atenta a tudo da Gi, já pensei dela ter TDAH tb porque ela era muito ativa e se perdia um pouco, já pensei em falta de vitaminas... Tudo o que se pode imaginar, uma verdadeira loucura na minha cabeça, e o Sr. dos Anéis sempre me acalmando mostrando que ela é uma criança saudável. Há pouco tempo descobri que a Gi estva com coleterol alto, imagina, uma criança de 4 anos com colesterol alto, como vc me conhece, surtei, depois de passar uma dieta, que cumpri à risca, melhorou e fui ver que foi muita batata frita nas férias, por fim. Ás vezes é melhor deixar rolar um pouco, senão a gente pira.

    ResponderExcluir
  6. Ro eu ja me contento ,o RE nao ,ele precisa de mais opinioes ,ele vive dizendo pra eu procurar outro medico ,decidiu que minha medica nao e boa , nao sei porque ,talvez porque eu abuso e ai a culpa cai nela ,rsrsrs!
    Mais no fundo acho bom sim ouvir outro especialista no caso de duvida !
    bjim

    ResponderExcluir
  7. Ô dificuldade!! Também fico procurado opiniões diferentes, e são diferentes mesmo...af! Haja paciência, bolso e tempo...bjinho!

    ResponderExcluir
  8. Interessantíssimo post, Roberta!
    Eu sou meio 'neurótica', tenho muito cuidado com meus filhos, mas leve ao mesmo tempo, como minha mãe (mas ela é exageradamente tranquila!) contudo os pais dos meus filhos são extremamente cuidadosos e até 'obsessivos', aqui, sou eu que equilibro as forças entre 'cuidado' e 'excesso'...
    Mas, temos mesmo que ter proatividade nesse aspecto, vc fez bem, mãe tem feeling, né? Mas nem todas utilizam isso!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Meninas, minha saga com Pandinha parece nunca ter fim, sempre falo que quando vou a um médico, tenho até medo de um novo diagnóstico de alguma coisa, ele já foi dito como TDAH, TDO OU TOD, SINDROME DE ASPERGER, ESTRÁBICO, QI ELEVADO ( VULGO GÊNIOZINHO), BLÁ BLÁ BLÁ.... temos que ser muito criteriosas e atentas, mas meu conselho de coração mesmo, é ler, ler e ler exaustivamente sobre o que seu filho foi diagnoticado, ver se realmente ele encaixa, não se deixar levar pela primeira opinião ou ser sugestiva, crianças tem muitas características que encontramos em milhares de sindromes e transtornos, mas posso garantir, que a maioria é dentro do normal, ficar muito atento a sinais diferentes e seguir o tal instinto maternal, ajuda muito, mas sem ficar neurótica!! Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Roberta,
    Cheguei aqui e não lembro por qual caminho,mais foi uma delicia parar em seu blog amei tudo lugar gostoso de ficar e você escreve tão verdadeiro que não da vontade de parar de ler suas postagens.Bom já estou te seguindo e te convido para conhecer meu blog e me seguir também.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]