quarta-feira, 21 de abril de 2010

Entrevista a uma moradora de Brasília...

Família muda de apartamento de frente para o mar, com 20 andares de amigos, para o Planalto Central, em pleno agosto, seca, árido, sem amigos.....Família chora por 1mês, 6 meses, 01 ano!! Família custa muito a se adaptar a essa cidade sem ruas, sem esquinas, de arquitetura fria, de pessoas estranhas.....Família completa 30 anos em Brasília esse ano de 2010.....O que a Família tem a dizer sobre esse lugar hoje???
"Bem, hã hã...(tá gravando rss, posso falar?!?).....- olha, eu posso dizer o quê sobre Brasília?? Deixa eu ver....hummmm....nunca me senti 100% em casa aqui, sabem, viver em Brasília sempre me pareceu uma coisa temporária, um lugar que não iria criar raízes, mas o tempo foi passando e foi aqui que tive meu primeiro beijo, primeiro amor, primeiro carro, primeiro filho, foi aqui que casei, que vi minhas irmãs casarem e terem seus filhos e formarem suas famílias....foi aqui o lugar onde mais sofri e mais fui feliz, foi aqui que me tornei o que sou hoje, então, sim, gosto de Brasilia, me sinto agora em casa, não moro mais aqui, moro em Goiânia, que é bem pertinho, 200km apenas, mas cada vez que venho ver minha família, saio daqui com o coração pequeno e apertado.....hoje posso afirmar que sim, Brasília tem uma semente que cresceu de mim e deixou suas raízes......Parabéns pelos 50 anos dessa cidade mais estranha que já conheci!!" ( pode parar de gravar agora, não quero que apareça as lágrimas, corta, corta!!!!)

16 comentários:

  1. Parabéns para Brasília! E sem lágrimas Rô, senão borra a make up. beijocas e bom feriado

    ResponderExcluir
  2. Poxa que post mais emocionante ...
    Eu que nem conheço Brasilia , fiquei cá com o coração apertadinho.
    Não sei como seria uma mudança dessas pra mim, sabe?
    Há 3 anos atras mudei de Niterói pra Petrópolis, por causa de transferencia do então marido.
    Olha, mudei em junho e em setembro tava deixando tudo pra tras. Não me adaptei, nem minha filha. Voltamos pra Nikiti City e o marido ficou indo e vindo todo dia, ate ser transferido pra cá novamente. Aperto, viu?

    Enfim, deixa de falar de mim e ....
    Parabéns pra Brasilia!

    Beijo, Roberta!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...adorei......
    Nossa, Brasilia é tão novinha né.......
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, parabéns!! Caramba passa o tempo mesmo, e quando a gente vai ver já tá lá enraizada, familiarizada, arraigada a tudo isso!! Bjokas querida, sem lágrimas só sorrisos!!

    ResponderExcluir
  5. Mudanças sempre nos deixam com o coração apertado, e apesar de ter amado as cidades por onde passei e morei não quero mudar de São Paulo, é onde eu fiz quase tudo o que vc disse que fez em Brasília!!!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo depoimento...
    Conheci Brasília em 2008 achei superbacana... embora tivesse ido a trabalho e com pouco pouco tempo pra conhecer realmente a cidade! Mas, adorei, o povo é super bem educado, só que o clima estava superseco... foi em agosto!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Minha cidade é linda. Amo-a de paixão, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns para a capital de nosso país, já tive de fazer uma pequena passagem por aí, apenas dormi em um hotel, o mais difícil foi acessar o setor hoteleiro (estavamos de carro), pois é bem futurista a cidade, legal, tudo tem o seu espaço, tenho um tio que mora em Brasília, acho que em uma de minhas férias vou aproveitar e dar um pulinho por lá p/ conhecer direitinho, bjkas amiga e lindo feriado p/ vc e família, ;)...

    ResponderExcluir
  9. Meninas, imaginem 03 pré-adolescentes chegando em uma cidade totalmente estranha, no meio do ano letivo, com um clima completamente diferente do que vc viveu toda a vida, foi um choque!! Custou muito tempo para chamar Brasília de casa....hoje, ainda penso no Rio como minha terra, minha cidade, mas Bsb é minha casa!! Beijos a todas

    ResponderExcluir
  10. Bom, como uma das retirantes, vou deixar aqui meu depoimento...Uma coisa que não sai da cabeça é que logo que chegamos aqui fomos visitar o Catetinho, lugar onde morou o presidente enquanto a cidade não ficava pronta...e lá tinha uma fonte de agua potável e dizem que quem bebe dessa água nunca mais sai de Brasília. Até hj me pergunto pq bebi dessa água ????
    Definitivamente não amo Brasília...não gosto da sua arquitetura monótona...onde todos os prédios do Plano Piloto são praticamente iguais, odeio cobogós, coisa que só vim conhecer aqui...Demorei uns 4 anos para me adaptar a essa cidade, posso dizer o mesmo que Rô qto as raizes, sentimentos, etc...Mas qdo achei prédios que passavam do 6 andares, ruas com nomes, esquinas e quarteirões...realmente me senti em casa...
    Atualmente não moro mais em Brasília, moro em um bairro novo, de uma das cidades satélites de Brasília que se chama Águas Claras. Fica a 20 minutos de Brasília, sem trânsito. Ah o trânsito, até disso eu sentia falta...hj já me irrito um pouco, mas eu me senti menos inerte.
    Como o ser humano se habitua a tudo nessa vida...acho que me acostumei a morar aqui...mas dizer que gosto, tsc tsc tsc...Só tem uma coisa que amo nessa cidade, é o céu...ah o céu e seu por de sol, suas imensas luas...maravilhoso !!!
    Mas não tenhonenhum tipo de sentimento mais afetuoso para com ela...

    ResponderExcluir
  11. Xará-mais-linda , eu não consigo nem mudar de bairro.
    Morei uns tempos na outra parte da cidade , e quase morri de tristeza , voltei assim que deu.
    Parece que enterraram meu coração aqui , não consigo ficar longe.
    Nem eu e nem o Maridão.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  12. ROH a gente cria raizes ate onde Deus duvida ,olha so eu coisa mais verde amarela vermelho e branco rsrsrs,adorei o post .
    bjim

    ResponderExcluir
  13. Eu sou imigrante mesmo, moro em qualquer lugar, mas vendo uma reportagem sobre Brasília amei, já tinha vontade de conhecer agora ainda mais.
    Passando para dar um recadinho. Tem novo post da nova colaboradora, passa lá: http://coisas-da-gigi.blogspot.com/2010/04/pois-bem-cheguei-quero-ficar-bem.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Rô, eu amo Brasilia, já morei lá e aquelas ruas arborizadas, o lago, tudo lindo!E já morei em Goiânia também, calor pouco é bobagem!
    Amiga tem um selinho para você lá no meu BLOG!
    Qual é seu email?
    Bjks.
    Mari
    http://www.retalhosnamadeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Meninas, qualquer mudança é complicada, seja de casa ou de cidade, principalmente de país, já fiz todas e com todas tive a dificuldade que envolve todo esse movimento, mas agradeço ter tido a oportunidade de morar numa cidade tão especial quanto Brasilia, estou com a minha irmã, Fae, quando ela diz que não ama BSB, acho que não tenho amorrrr, tenho uma grande estima, um grande carinho e me sinto bem!! Beijos em todas

    ResponderExcluir
  16. Ah!!! É dificil, depois de tanto temp não se acostumar, se apegar... é uma vida! É isso aí! Conheço pouco Brasília, mas quando fui achei tuo loooonnngeeee!!

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]