quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Orgia culinária do Goiás!!

Vou contar uma coisa para vocês, depois de 05 anos morando em Goiânia, é uma sorte, ou mais que sorte, é quase um milagre eu ainda não ter virado uma bola. O povo aqui gosta de comer, mas comer bem e muito!! Tá, até aí nada demais, em qualquer lugar do mundo se come muito, mas é que aqui tem umas coisinhas engordativas que são muito, mas muito difíceis de resistir....E aqui é assim, vc vai lanchar fora, pede um pãozinho de queijo, vem um tijolo de queijo, não, não é duro não, é imenso!! Tudo aqui é macrosalgado, macrodoce, ser minimalista em Goiânia não dá, viu Sr. Marinho??? Meu papis jura que segue essa linha de comer pouco e várias vezes, eu sei....hum...rsss, mas voltando, e para piorar a situação (ou melhorar...) tudo é baratinho, você pede um suco, vem uma jarra pelo preço de um copo de 250ml num shopping....agora tô viciada nas quitandas (aqui se fala quitanda tudo que é doce, bolo, rosca, salgadinhos) da tarde, e confesso, um dia sem qualquer um desses itens, é um dia mais triste.....vamos lá para as amostras grátis:

Rei absoluto do meu Castelo alimentício, é vício mesmo, diário!!







Número 02 no meu coração....o enroladinho daqui é prá lá de especial, tem uma caldinha e um coquinho em cima que dão um toque diferente e delicioso....esse é quase todo dia!!













Preferida absoluta do Pandinha, essas rosquinhas são algo!! Uma pequena bombinha calórica, restrita a apenas algumas vezes no mês....para Pandinha, toda semana rola!!






Esse é o tal do Mané Pelado, bolo que mistura aipim ou mandioca, côco, queijo....ai, é bom viu gente.....molhadinho....mas vem raramente para casa, razões óbvias rssss









Alegria das feiras do País todo, aqui tem quase meio metro de tamanho, super recheado, um atentado a dieta!! É a felicidade das manhãs de domingo do Pandinha!!








Mania da cidade, tem casa de espetinho, quiosque de espetinho, barraquinha de espetinho a cada metro quadrado da cidade!! Sempre regado a uma cerveja gelada, não tem um boteco que não sirva essa especialidade, o meu favorito é definitivamente o de queijo coalho, amooo!!!







E para encerrar: pamonha de doce, pamonha de sal, pamonha apimentada, todas elas com queijo!!
É essa a ladainha diária que passa em todos os bairros da cidade!! Tem umas que são realmente excelentes, mas felizmente não é algo que eu me derreta de amores....mas é muito típico e não poderia ser melhor para encerrar essa orgia culinária!

Beijos!!!

12 comentários:

  1. Roberta, amei este post e acho muito, mas muito legal mesmo a gente valorizar o que é da gente (tipo macaron de cupuaçu - não é meu não, é do Flávio Frederico, dono e chef da Sodoces, doceira honestíssima e muito premiada aqui de São Paulo, que faz questão de priorizar a matéria prima nacional). E as fotos estão de dar fome!!!

    ResponderExcluir
  2. Marina, aqui tem comidas maravilhosas, eles inventam misérias com o tal do pequi, que não gosto muito (tenho medo dele, de me espetar toda na lingua), sorvetes tipicos como o de cajá manga que se come com sal e doi de tão azedo, mas eu gosto rsss, Dr. Escova iria adorar macaron de cupuaçu, ele ama, a familia dele é de Manaus, já viu né?? beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia !!!
    Minnha família é daí... Brasília, goiânia, petrolina, santa terezinha, conhece?
    Saudades deles.
    Eu amo Goiânia.
    E o pequi? Não vi nas fotos. Vc não gosta? Eu nunca experimentei, acredita? Era o prato predileto do meu pai. Pequi com frango. Ou frango com pequi, rs.
    Ah, quer dizer que somos parecidas mesmo, né?
    Amei,
    Beijocas,

    ResponderExcluir
  4. Elisa, não, pequi eu não gosto mesmo!! Aqui o povo ama muito, mas eu não topo muito!! Sou do Rio e depois morei muitos anos em Brasilia e pelo mundo afora, agora estamos há 05 anos aqui em Goiânia, mas não conheço muito dos arredores, vou fazer um post breve sobre Pirenópolis, que é pertinho e amo de paixão!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah peraí de novo, esse blog tá virando um vício, e agora você coloca essas coisas maravilhosas, daí eu choro, dieta nem consigo fazer, eu acho isso uma judiação, essas delícias que dá vontade de sair correndo pra achar.

    ResponderExcluir
  6. Gente eu achava que aqui em santa catarina é que tinha orgia gastronômica mas acho que me enganei que é isso !!!! engordei só de olhar.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rô, pode mandar pra cá que eu como tudo rsrs O que é esse enroladinho meu Deus? beijos
    Cynthia

    ResponderExcluir
  8. Marília, esse é um post para engordar com os olhos, agora vc imagina minha luta diária!!!

    Eliane, esqueci muitas coisas ainda, isso aqui é demais!! rsss

    Cynthia, esse enroladinho é uma coisa dos deuses goianos, eu comeria todos os dias se fosse mais light um pouquinho rsss ou menor, menina, é cada potoca de enroladinho!!! beijos gente!! Venham me visitar!!

    ResponderExcluir
  9. Água na boca e alguns quilos a mais só de ler o post, né?! rs...
    Quero comer o enroladinho da foto!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Mari, ele é a minha paixão, vc tem bom gosto amiga!! beijos

    ResponderExcluir
  11. senti falta do arroz com pequi ,uma vez mamita mandou pra mim daqueles em conserva no oleo sabe ,o predio inteirinho ficou cheirando pequi na hora do jantar ,os vizinhos devem ter ficado intrigados ,o que e que essa moca esta cozinando meu deus .... amo pamonha ,esse mane pelado entao ,aiaiaia,quantas tentacoes .

    ResponderExcluir
  12. Rô, é que eu não gosto muito de pequi, é típico mesmo e eu devia ter posto!! Acho que o motivo do meu nariz torcido para o pequi é justamente o cheiro, vc anda nas ruas aqui e os ambulantes vendendo aquilo ao ar livre, exala o cheiro e me deixa tão enjoada!! Fora que Dr.Escova foi se meter a comer sem saber e ficou com a lingua toda espinhenta, tivemos que tirar de pinça kkkkkk beijos

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]