quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mais um ano se passou....


Último dia de aula do Pandinha e não vou te enganar, meu coração de Mãe já está esmigalhado....por quê?? Porque cada ano é um desafio e quando acaba e eu vi que deu tudo certo, eu desabo!! rsss....Pandinha tem TDAH dos mais clássicos, ele tanto é muito ativo quanto desatento, e isso na escola é realmente uma coisa meio problemática, ele se recusa a escrever, não gosta, acha que é uma perda de tempo....portanto, a escola tem um papel fundamental nesse processo e tenho tido muita sorte nesse ponto, mas confesso que morro de medo do ano seguinte, fico pensando, será que vou dar a mesma sorte com a professora dele, será que ela vai saber entender tudo o que envolve a criança com esse transtorno?? Normalmente dá tudo certo, eu e a escola temos um canal aberto que é muito bacana e todos se envolvem e ajudam Pandinha de forma muito carinhosa, recebem sempre a Psicopedagoga dele para estarmos todos em sintonia.....mas as coisas nem sempre foram fáceis, já tive muitos problemas em cursos extra curriculares, por conta de profissionais pouco preparados para lidar com uma pessoinha que sai dos padrões. Já fui acusada de ser uma Mãe que não sabe educar o filho, já me pediram para tira-lo do curso de natação, artes, yoga....enfim, não culpo essas pessoas, não há um preparo específico para esses profissionais, falta um bocado de bom senso e conhecimento....Pandinha é uma criança especial, doce, cativante, sensível e muito inteligente e embora, às vezes, ele me deixe de cabelos em pé, eu tenho um baita orgulho dele, não quero que ele seja nem uma gota diferente do que ele é!! Hoje estou me sentindo feliz e realizada, com aquela sensação gostosa de que deu tudo certo, com uma vontade enorme agradecer a todos....Obrigada gente!!!! Um beijão e bom dia para vocês!!!!

13 comentários:

  1. Amiga, Pandinha para mim é uma criança normal, porque? Porque todo mundo é diferente do seu jeito, não existem dois DNAs iguais a não ser que sejam gêmeos e idênticos. As pessoas realmente tem preconceito, burrice e falta de empatia. A maioria não quer saber como você é e porque, quer te julgar, e os outros iluminados sempre procuram te entender, isso é empatia. Veja por um lado ele pode ser desatento, por outro lado ele é uma criança doce como você disse, cativante e tudo mais e ainda super inteligente. Existem crianças super atentas que não conseguem nem pegar o dever da escola, existem crianças que não tem TDHA mas são egoístas, esnobes, e por aí vai. Eu me preocupei quando vi que a Giovanna estava sempre brincando e nunca se ligava no deverzinho da escola só se ligava nas brincadeiras, fui falar, pesquisar, e vi que ela é assim mesmo, no tempo dela, então desencanei, e quando eu menos espero ela me vem com cada uma que a gente pensava que ela nem tinha prestado atenção. Então Pandinha é esse amor, é o seu amor, e nenhum rótulo vai desfazer a criança linda que ele é e o amor que ele te dá e vice versa. Pandinha é Pandinha, é unico e pronto. Deixa que diga que pensem o que quiserem...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que a Marilia te disse e tem mais quem nesse mundo de Deus é normal? Normal é um conceito que o homem criou para esconder seus problemas. Cada um de nos é normal em sua própria essência.Eu não tenho filhos. Minha afilhada mais velha tem deficite de aprendizado, meu segundo afilhado é imperativo diagnosticado e tratado até hoje, dois moços lindos,minha afilhada Vivi tem sindrome de dowm, sem contar o problema dos dois ultimos. todos considerado pela medicina com comprometimento. E hoje quando li seu post pensei neles e só ai me dei conta de que para mim os cinco são " normais " eu nunca enxerguei as " diferenças" por que os olho com os olhos do coração que é como vc olha seu Pandinha. Mais um ano vira mais um desafio que vcs tiraram de letra pois sempre a os olhos do coração. Um beijão da sua amiga.

    ResponderExcluir
  3. Gente é complicada mesmo, Ro! De criar, de lidar, de educar... Ter filhos é aprender a enxergar mais longe, ver possibilidades onde os outros veem problemas. E vc é uma mãe maravilhosa, parabéns pro Pandinha!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Meninas, obrigada pelas palavras queridas de todas vcs, to adorando fazer amigas como vcs!! Pandinha é um barato de criança, e confesso que já fui mais nervosa com toda essa situação, hoje é assim, não tá dando certo, tudo bem, vamos onde pode dar....beijos a todas

    ResponderExcluir
  5. Vc. é uma ótima mãe - Vai dar tudo certo. Como dizia o velho deitado: Não coloque a carroça na frente dos bois. Tudo a seu tempo mamãe!
    parabéns e sucesso para todos!
    bjus

    ResponderExcluir
  6. É mesmo Yvonne, a gente tem esse péssimo hábito de sofrer por antecipação né?? Vai dar tudo certo sim, tenho certeza rsss, beijos queridona!!

    ResponderExcluir
  7. Roberta, querida. Eu tenho TDAH (na minha época era só DDA mesmo hehehe) e sei as dificuldades enfrentadas. A escola era um verdadeiro porre pra mim e nenhum dos meus professores tinha preparo. Eu não era diagnosticada, na verdade. Mas havia alunos que eram e pfff... Mesma coisa =/ Dá pra ver pelo tanto que você fala do Pandinha a mãe maravilhosa que você é e o quão especial esse menino é pra você.
    Educar uma criança com TDAH é dificil? É. Muito. Mas assim que se encontrar algo que a criança goste, é tiro e queda. Pá-pum. O ensino se torna fácil e super gostoso. É só questão de paciência e cuidados, o que eu sei que você tem de montão ^_^

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  8. Poxa Mi, que bom saber que vc entende tão perfeitamente o que é essa rotina, eu tb sou e só fui diagnosticada agora, esse ano!! Mas que eu já desconfiava, isso sim, mas agora tanta inquietação tem nome!! Isso é muito bom!! beijos lindinha!!

    ResponderExcluir
  9. É Ro, todo ano é sentar e conversar com todos os professores, explicar o problema, etc..etc...o ruim é qdo chegam na 5ª série, que não é mais um ou dois, são 5, 6, 7, sei lá...e vai ficando cada vez mais dificil, colocarmos na redoma...é a hora deles irem enfrentando as dificuldades por eles mesmos....e o negócio é a gnt estar em sintonia com a escola, psicólogo e estar antenada, para as possíveis dificuldades, para ajudarmos na retaguarda !!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Roberta, tenho 3 filhos e fui aprendendo e crescendo com eles. Então, amiga, só te digo uma coisa: de um jeito ou de outro, enfrentando (como vc vem fazendo) as dificuldades, tudo vai dar certo!!

    ResponderExcluir
  11. É isso mesmo meninas, a minha tristeza é ver muitos pais, que negam, que não querem enxergar o óbvio e vão empurrando com a barriga, fazendo apenas o sofrimento da criança aumentar...muitos professores me contam essa realidade, fico feliz de ter tido pessoas que me apontaram desde cedo o que estava acontecendo e com isso começamos o mais rápido possível, tentar dar um bem estar para Pandinha o quanto antes....vai dar tudo certo sim, beijos

    ResponderExcluir
  12. Querida Robertinha

    Aqui estou novamente para não ficar longe deste blog tão interessante e instrutivo, além de ser um canal para se iniciar grandes amizades.
    Na verdade estou admirando demais e mais você, pela fluência e criatividade com que expõe suas experiências, emoções e dicas "importantérrimas"
    Se eu já era sua fã ( e das maninhas tambem ) agora estou com os quatro pneus arriados e dependente deste blog.
    Parabéns para o Pandinha, parabéns prá você e claro para o Dr. Escova que é um pai e tanto.
    E marido tambem. Concorda?
    Você está certíssima e é uma batalhadora como mãe e tudo mais.
    Pandinha é tudo o que alguem pode desejar. Parabéns!!!!!!!!
    beijocas carinhosas
    tia Noemi

    ResponderExcluir
  13. Tia, a recíproca é totalmente verdadeira, eu te adoro muitooooo, obrigada pelo seu carinho, fico muito orgulhosa de vc vir me ver, ler o que eu digo e gostar!!Um beijão!!!!

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]