sábado, 21 de novembro de 2009

Por favor, não desista amiga!!!


Papo sério agora queridas, tô um tanto tristinha hoje...um tantinho...mas é que tenho uma grande e muito querida amiga que está com uma depressão terrível e entendo o que é isso, sei o que é não ter forças e energia para nada, nem para tentar se sentir bem. Depressão é coisa séria, seríssima mesmo, infelizmente já estive lá, provavelmente há um ano atrás vcs não reconheceriam essa glamurosa que vos fala...tava um lixo, o pó em forma de gente....mas tive muita sorte, pois tive uma família que não desistiu de mim nem por um minuto, tive uma terapeuta muito efetiva (Pilar, lembram??) e acima de tudo, muitoooo apoio e um grande desejo de ficar bem, logo!! E é isso que me deixa triste em relação a minha amiga, a falta do desejo de estar bem, e tenho tentado de tudo para ajudá-la e me sinto totalmente impotente diante da resistência dela em sair desse lugar em que ela teima em ficar, aliás, sei que não é teimosia, é uma incapacidade, mas me frustro muito sempre que a vejo, pois me sinto de mãos atadas....queria ser dura com ela,  como foram comigo, quando mesmo sem eu querer, marcaram um médico que me deu o impulso inicial para o processo de cura, de lá para frente foi um passo para ir para psicanálise e para onde estou hoje.
Clarice Lispector (minha escritora favorita everrrr) disse com muita propriedade:
"Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma."


 Essa é a mensagem que fica, quero que  você, amiga querida, entenda que não vou sossegar enquanto não conseguir te ajudar, e que torço com todas minhas forças que  jamais desista de você!!
Beijos a todas e se alguém tiver uma sugestão, me ajude nessa minha empreitada!!

7 comentários:

  1. Puxa, Ro, isso é realmente desesperador. Já estive dos dois lados, do seu e da sua amiga, e posso dizer que pra todo mundo é péssimo. Eu nunca tive essa depressão de ficar jogada na cama, mas sofri de um troço que por muito tempo diagnosticaram como depressão e não era. Sofri, e sofro pq quem tem uma vez terá sempre, né? de um Distúrbio de Ansiedade louco que virou minha vida de cabeça pra baixo. De um a hora pra outra não conseguia dormir, não conseguir comer, não consegui pensar em nada por mais de um minuto sem que alguma outra coisa roubasse minha atenção. Foi horrível, e estava sozinha nessa época. E turma enorme pra cuidar... Se não fossem minhas amigas segurando minha mão, não sei o que aconteceria... Por isso admiro o seu sentimento hoje, não desista que tudo isso pode passar, é só uma questão de tempo.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, é uma coisa louca essa tal de depressão, eu vivo sempre com medo de que um dia volte, mas tento ter muito prazer nas coisas que faço, ocupar meu dia tentando aprender com todas as lições que a vida nos impõe, mas estou me sentindo triste de não estar conseguindo fazer minha amiga ver que há um jeito...tô torcendo muito que ela queira ajuda!! Beijos Ritoca querida

    ResponderExcluir
  3. Uma das piores coisas que tem é o sentimento de impotência diante de algumas situações, não é?
    Ainda bem que sua amiga tem uma amiga: muitas vezes a gente acha que não está conseguindo resolver e ajudar, mas o simples fato de estar lá e se importar já é o fio que impulsiona lá prá fora, prá luz.

    ResponderExcluir
  4. Marina, eu tô justamente contando com isso....obrigada pelas palavras carinhosas, beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Roberta! Sinto muito pela sua amiga. Essa doença é terrível mesmo.

    Demorei anos pra conseguir que um amigo fosse atrás de ajuda, precisei persistir muito. Hoje ele tá legal.

    O que eu posso te dizer é que, na minha opinião, o primeiro passo é medicar. Sem isso, acho muito difícil qualquer melhora. Se você conseguir que ela vá a um médico, é o melhor caminho, porque sem isso, realmente acho que ela dificilmente vai sair desse estágio pra procurar os outros recursos que vão ajudar - como psicoterapia.

    Beijos, boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Renata, não adianta falar sobre o mundo lindo que há para um mendingo antes de alimentá-lo não é mesmo?? Comigo foi assim, primeiro fui medicada e depois fui para terapia, pois sei que não iria adiantar nada sem essa etapa....mas a minha amiga foge do médico, toma e para a medicação sem falar com o psiquiatra, ai que desespero que me dá ver isso tudo!! As vezes desanimo, mas não vou desistir, obrigada pelo carinho!! beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi,Rô!
    Você sabe muito bem o que eu tenho e às vezes a depressão também toma conta. Não desiste não, porque eu não posso contar com ninguém só comigo mesma, e quando eu entro tenho que sair porque vejo minha filha então coloco a máscara de mãe bem humorada pra isso não repercutir na idade adulta dela, e depois de noite choro baixinho, ainda bem que ela tem uma amiga como você. Não desiste dela não. Liga toda hora, pressiona nos remédios e talvez se você for ao médico com ela ela se sinta mais confortável. Mas não desiste, porque a maioria não entende e acha isso frescura de mulher.

    ResponderExcluir

Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando... [ Clarice Lispector ]